MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Projeto Interdisciplinar – Técnico Mecatrônica

Segunda-feira, 9 de maio de 2016

Sabendo-se da velocidade das mudanças no cenário atual, principalmente no modo de vida e expectativa dos jovens, matéria-prima para desenvolvimento do país e base para a formação profissional, busca-se uma reflexão sobre o modelo atual aplicado na EPTNM, de como torná-lo mais atrativo, sem perder a essência da busca da excelência técnica e qualidade do ensino, incentivando mais jovens a seguir a carreira profissionalizante.

Neste sentido, a interdisciplinaridade pode integrar-se em outras áreas específicas, com o propósito de promover uma interação entre o aluno, professor e cotidiano, pois os dias de hoje podemos considerar as ciências naturais como umas das mais diversas em função de seus vários campos de trabalho. Atualmente exigisse que o nível de atualização prevaleça em qualquer área que vai exercer na área profissional.

A interdisciplinaridade é compreender, entender as partes de ligação entre as diferentes áreas de conhecimento, unindo-se para transpor algo inovador, abrir sabedorias, resgatar possibilidades e ultrapassar o pensar fragmentado. É a busca constante de investigação, na tentativa de superação do saber.

É neste contexto interdisciplinar que o Departamento de Mecatrônica implementa, há alguns anos, no Curso Técnico em Mecatrônica, o projeto “desafio” como forma de interagir as diversas disciplinas técnicas, sob sua responsabilidade, em um projeto interdisciplinar, utilizando-se da metodologia Construcionista, de Seymour Papert, em que o aluno é o agente da aprendizagem e o professor é o co-autor, ora atuando como agente facilitador e ora atuando como agente gerador de desafios (provocando novas soluções, novas pesquisas e novas interações das disciplinas).

Acompanhem nossas notícias sobre o desenvolvimento deste projeto pelos alunos. 😉