MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Trabalho da Unidade Varginha será apresentado na Holanda

Quinta-feira, 12 de maio de 2016

varginha02-jpg_140250411

Entre os dias 3 e 11 de junho acontece, na Holanda, a conferência Water is Life 2016 e o CEFET-MG será representado no evento com um trabalho da Unidade Varginha sobre a compostagem com minhocas e a utilização dos seus produtos em canteiros de ervas aromáticas e ornamentais.

A pesquisa, que será apresentada em pôster, oralmente e publicada, foi desenvolvida pela servidora Talita Alvarenga Ribeiro, pelos professores do Departamento de Formação Geral e por quatro alunos do ensino médio: Kaueh Marangon, do curso técnico em Mecatrônica; Isabella Rodrigues, Kaio Lucas e Eduardo Freitas, de Edificações.

No trabalho foi analisado o efeito da aplicação do chorume da compostagem por minhocas californianas (Eisenia fetida) sobre a fertilidade do solo de cerrado degradado. Os experimentos foram conduzidos na área onde está situada a Unidade Varginha do CEFET-MG, local com histórico de ocupação com pastagens por mais de 30 anos. Na região do Cerrado os solos são caracterizados como ácidos com baixa disponibilidade de nutrientes, alta saturação de alumínio e baixa capacidade de retenção de água, ou seja, um espaço improdutivo para o desenvolvimento das espécies vegetais analisadas.

A viabilidade deste sistema de compostagem foi avaliada pela taxa de conversão dos resíduos orgânicos provenientes do refeitório da Unidade em biomassa de húmus de minhoca e volume de chorume produzido. A aplicação do chorume aumentou a fertilidade deste solo, onde foram cultivados canteiros com 17 ervas aromáticas e uma espécie de planta ornamental (Agapanthus africanus). O trabalho também objetivou estimar o volume de chorume que pode ser utilizado de forma sustentável atuando na recuperação da fertilidade do solo e evitando o lançamento inadequado deste composto no ambiente, prevenindo a contaminação de águas subterrâneas.

Segundo a Profa. Cristina Roscoe, que coordenou o trabalho e irá apresentá-lo com os alunos no evento, a pesquisa foi selecionada para o evento por apresentar uma metodologia capaz de proteger as águas subterrâneas e auxiliar na recuperação de solos degradados, o que favorece a manutenção da biodiversidade. Além disso, irá incutir o conceito da logística reversa com o reaproveitamento dos resíduos sólidos em ciclos produtivos.

Para a diretora do CEFET-MG em Varginha , profa. Gilze Belém Chaves Borges, que também participou do projeto, essa é uma oportunidade importante para os estudantes “trocarem experiências com alunos de várias nacionalidades e desenvolverem novos olhares para trabalhos científicos e de sustentabilidade que servirão de base para a construção da formação cultural, humana e de conhecimento para a vida deles.”

Além da pesquisa, o grupo também irá levar uma atividade artística para o final do evento, visando mostrar um pouco mais sobre a cultura brasileira aos demais membros da conferência. Será apresentada a música “Canto das três raças”, de Mauro Duarte de Oliveira, seguida por uma intervenção poética com texto em inglês de autoria dos próprios alunos.

Importância da pesquisa

Entre 2003 e 2014, a geração de resíduos no Brasil aumentou 29%, cinco vezes mais do que o crescimento populacional no período, que foi de 6%.

Estima-se que 41% dos resíduos sólidos (78,6 milhões de toneladas) gerados no país em 2014 foram descartados em lixões e aterros. Além disso, cada cidadão brasileiro produz, em média, 1.062 kg de resíduos, e mais de 38,5% da população não tem acesso a serviços adequados para a disposição de resíduos sólidos.

Esse é o cenário em que se desenvolveu o trabalho, que busca uma alternativa sustentável para disposição adequada do lixo produzido, capaz de produzir produto com valor utilizando-se técnicas adequadas, importantes aliadas para reutilização dos resíduos orgânicos na recuperação da fertilidade de solos degradados.

Water is Life 2016

A conferência acontece a cada dois anos com participantes do mundo todo, com idade entre 16 e 19 anos. Em 2014 foi realizada em Singapura, neste ano será realizada na Holanda e, em 2018, em Melbourne (Austrália).

O evento busca alertar participantes do mundo todo sobre a urgência em relação às questões relativas à água e à sustentabilidade e fomentar a inovação científica sobre esses temas.

Visite o site da conferência e saiba mais.

Leia, na íntegra, o trabalho do CEFET-MG que será apresentado no evento (em inglês) -> Artigo Holanda.