MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Apresentação de Robótica – Curso Técnico Mecatrônica

Segunda-feira, 27 de junho de 2016

Aconteceu no ultimo dia 24/06 a apresentação de mais uma fase do projeto interdisciplinar do Curso Técnico em Mecatrônica, da Unidade Varginha, do CEFET-MG, que se utiliza a robótica móvel como tema do projeto.

Nesta fase os robôs deveriam seguir linha e identificar as salas por RF-ID, desafio proposto para os alunos da 3ª serie. Já para os alunos da 1ª serie, seus robôs deveriam ser guiados por feixes de luz a fim de permitir a passagem por um labirinto.

Este projeto interdisciplinar está fundamentado na metodologia de Seymour Papert, chamado de construcionismo, em que o professor ora atua como agente de auxílio e orientação para construção do conhecimento e ora atua como agente “provocador de desafios” questionando as soluções adotadas e os conhecimentos desenvolvidos e aprendidos pelos alunos; de forma a desafiar pela busca de novos conceitos e técnicas, permitindo assim o desenvolvimento de um novo conhecimento.

Neste sentido, os professores devem focar 4 pilares para os alunos: aprender a aprender (busca de novas técnicas e conhecimento), aprender a fazer (busca de novas metodologias para soluções de problemas), aprender a conviver (respeitar as opiniões e tempos de cada um dos membros de sua equipe) e aprender a ser (trabalho em grupos se formam cidadãos, devido a diversidade de cada um dos membros e das realizações apresentadas por cada uma das equipes)

Parabéns as equipes pelo brilhante resultado.

A seguir são apresentadas fotos do evento e dos robôs desenvolvidos.