MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

“A matemática está em tudo” é tema da Semana de Ciência e Tecnologia 2017

Terça-feira, 25 de abril de 2017

Professores e alunos que têm interesse em apresentar trabalhos na 14ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), podem preparar os seus projetos, pois a temática do evento já está definida: “A matemática está em tudo”. A Semana será de 23 a 29 de outubro em várias instituições do país. A escolha do tema deve-se ao Biênio da Matemática no Brasil que sediará neste ano a 58ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática e, em 2018, o Congresso Internacional de Matemáticos. Estima-se que a Olimpíada reunirá cerca de mil adolescentes vindos de mais de cem outros países. Para o Congresso, a previsão é de que 5.000 dos melhores matemáticos do mundo virão ao Rio de Janeiro acompanhar o considerado maior evento mundial da área.

No CEFET-MG, a Semana de Ciência e Tecnologia vai completar sua 13ª edição. Trabalhos de iniciação científica, palestras, minicursos, oficinas, exposições e atividades culturais são algumas atividades que serão apresentadas. A Mostra de Trabalhos Específicos e Atuações (META), evento organizado pelo CEFET-MG, também fará parte da programação da Semana com apresentação de trabalhos de diferentes áreas de conhecimentos.

A Matemática no dia a dia

A Matemática está inserida em muitas atividades do cotidiano e a todo o momento fazemos uso do raciocínio lógico e abstrato. Até mesmo para atravessar a rua com segurança, calculamos a distância a ser percorrida, na elaboração de uma simples receita de bolo e também em outras atividades que demandam cálculos que exigem conhecimentos mais específicos, como é o caso da construção de um viaduto.

A Matemática é usada como ferramenta essencial nas várias áreas do conhecimento humano, nas coisas mais simples e também em estudos mais avançados, como Física, Biologia, Química, Engenharia, Economia, Administração de negócios, Artes, Agricultura e também Medicina.

Em breve, informações sobre a 13ª Semana C&T e META do CEFET-MG

Secretaria de Cominicação Social / CEFET-MG