MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Coordenação lança campanha de combate ao machismo

Terça-feira, 25 de abril de 2017

A Coordenadoria de Relações Étnico-Raciais, Inclusão e Diversidades (CGRID), em parceria com a Secretaria de Comunicação Social (SECOM), lançou, em março, mais uma ação de combate ao machismo e ao sexismo no CEFET-MG.

A primeira apresentação da campanha ocorreu durante evento realizado pela Instituição, que resultou no ingresso do CEFET-MG no Observatório de Gênero e Raça, da Subsecretaria de Política para as Mulheres, SPM/SEDPAC do Estado de Minas Gerais. O órgão conta com a parceria de países da América Latina e instituições de pesquisa e ensino superior de Minas Gerais e tem como objetivo “promover diálogos entre as instituições que o integram, criando, assim, uma rede de mapeamento e estudo sobre a situação de igualdade e as problemáticas enfrentadas nas questões de gênero e raça no Estado”, destaca a coordenadora da CGRID, profa. Silvani Valentim.

A ação é composta por duas peças gráficas e visa, além de problematizar o machismo e demarcar as lutas das mulheres na atualidade por respeito e por igualdade, incentivar as vítimas de opressão por gênero a registrar denúncias. De acordo com a profa. Karla Torres, responsável pelo Núcleo de Estudos sobre Gênero e Diversidades (NEGE, da CGRID, “essa é uma campanha essencial para promover o debate sobre igualdade de gênero e conscientizar a comunidade acadêmica de que o respeito e a igualdade de direitos são benéficos para mulheres e homens.”

Além das imagens de empoderamento feminino, também foram apresentados os canais de denúncias a pessoas que foram ou venham a ser vítimas de machismo, sexismo, racismo, LGBTfobia, discriminação por deficiências ou qualquer outro tipo de preconceito dentro do CEFET-MG. Segundo a profa. Silvani, os canais são o e-mail diversidades@adm.cefetmg.br e o telefone (31) 3319-7026. As denúncias preservam a identidade da vítima e os casos são analisados individualmente pela Coordenação.

Ações do NEGED

Além das peças apresentadas durante o evento, o Núcleo de Estudos sobre Gênero e Diversidades vem desenvolvendo, desde 2014, uma série de atividades de combate à discriminação de gênero:

– em 2014, tiveram início as rodas de conversa sobre diversidade sexual e a organização de boletins informativos, que tratam de diferentes temas envolvendo questões ligadas a gênero e diversidades;

– em 2014 e em 2016 foram realizadas, respectivamente, a primeira e a segunda edição do Seminário Nacional Afirmação das Diversidades, no auditório do campus I – Belo Horizonte;

– em 2015, foi criada uma campanha contra o assédio sexual no meio acadêmico por meio de posts on-line;

– em 2016, foi realizada uma série de exposições de vídeos sobre o feminismo, direitos das mulheres, formas de assédio, entre outros assuntos na Unidade Curvelo; no mesmo ano, foi promovida a 1ª Gincana da Igualdade cujas atividades versavam sobre igualdade de gênero e as equipes vencedoras foram a Brasília, para uma visita à ONU Mulheres.

– este ano, no dia 8 de março, foi realizada uma mostra de trabalhos de alunos e professores sobre questões de gênero, que incluiu declamação de poemas, apresentações de músicas, textos, poemas e desenhos; os melhores trabalhos foram premiados.

 

Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG