MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Secretaria de Política Estudantil promove ações no Setembro Amarelo

Segunda-feira, 25 de setembro de 2017

A Secretaria de Política Estudantil colore o CEFET-MG no Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. A campanha tem ações em todos os campi da instituição e conta com a participação de estudantes e servidores. O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata um brasileiro a cada 45 minutos e uma pessoa a cada 40 segundos em todo o mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a psicóloga da Coordenação de Política Estudantil (CPE) do campus I, Cláudia Lommez, a temática deve ser tratada independentemente de datas especiais. Porém, a campanha em todos os campi do CEFET-MG fortalece a atenção ao tema. “Participarmos do Setembro Amarelo traz a responsabilidade e o cuidado institucional em ser um dos espaços sociais privilegiados que colaboram para a prevenção do suicídio, no sentido de incentivarmos laços sociais mais saudáveis e solidários”, observou.

A primeira ação desenvolvida foi a divulgação de frases positivas pelos ambientes físicos e virtuais do CEFET-MG. Folhetos foram distribuídos nos restaurantes estudantis, salas de aula, varais e cartazes foram afixados em todos os campi da Instituição. As imagens também foram divulgadas nos sites e nas diversas mídias sociais do CEFET-MG. “Chamamos a atenção para as positividades da vida, principalmente para a construção de relações menos descartáveis, menos fragilizadas e menos autoritárias que os tempos de hoje nos impõem”, explicou a psicóloga. A partir da próxima segunda (25), intervenções, palestras e rodas de conversa acontecerão nos campi. A programação já divulgada inclui atividades em Belo Horizonte, Curvelo, Nepomuceno e Timóteo. Os demais campi devem confirmar suas programações nos próximos dias.

Claudia Lommez também ressaltou que todos os ambientes de uma instituição educacional têm que estar atentos para que a convivência entre as pessoas seja mais agradável. “A própria relação com os estudos se inclui nessa perspectiva: precisamos tornar o processo do conhecimento mais vivo e prazeroso. Quando consideramos as emoções como parte dos processos das aprendizagens, inclusive de quem ensina e educa, o conhecimento faz mais sentido para os estudantes, permitindo que eles tenham mais condições de construir territórios e trajetórias mais fraternos, mais igualitários, mais humanizados”, disse.

Sobre o Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é um movimento mundial que busca conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos. O movimento é estimulado mundialmente pelo Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio (IASP).

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG
Com informações da Secretaria de Política Estudantil / CEFET-MG