MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

29ª edição do Prêmio Jovem Cientista é lançada; inscrições em 2018

Segunda-feira, 13 de novembro de 2017

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério de Ciência e Tecnologia, Fundação Roberto Marinho, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e Banco do Brasil assinaram termo de cooperação para a realização da 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista. As inscrições serão abertas em 2018.

O tema da edição será “Inovações para a conservação da natureza e transformação social”. Cinco categorias serão premiadas: Mestre e Doutor; Estudante do Ensino Superior; Estudante do Ensino Médio, Mérito Institucional e Mérito Científico para um pesquisador doutor que, em sua trajetória, tenha se destacado na área relacionada ao tema da edição.

O Prêmio
O Prêmio Jovem Cientista foi instituído em 1981 e tem o objetivo de revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram soluções inovadoras para os desafios da sociedade. A cada edição, o prêmio apresenta um tema importante para o desenvolvimento científico e tecnológico, que atenda às políticas públicas e seja de relevância para a sociedade brasileira.

Linhas de pesquisa
Na 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista, estudantes do ensino superior, mestres e doutores poderão inscrever trabalhos relacionados a uma das seguintes linhas de pesquisa: Benefícios socioeconômicos gerados por unidades de conservação e demais áreas protegidas; Biodiversidade, serviços ecossistêmicos e bem-estar humano; Empreendedorismo e modelos de negócios para a inclusão digital e uso sustentável de recursos naturais; Incentivos econômicos para a conservação e o uso sustentável da natureza; Inovações para a conservação e o uso sustentável da natureza; Inovações para a inclusão digital da sociedade brasileira; O papel da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos na adaptação às Mudanças do Clima; Práticas inovadoras em educação, comunicação e divulgação sobre biodiversidade; Produção e consumo ambientalmente sustentáveis; Tecnologias digitais para transformação social; e Tecnologias para incentivar a prática de economia colaborativa e sustentável.

Já na categoria Ensino Médio, poderão ser inscritos trabalhos relacionados a uma das seguintes linhas de pesquisa: Comunicação e mobilização para a valorização de áreas protegidas;  Empreendedorismo e soluções locais para a conservação e o uso sustentável da natureza;  Inovações para a conservação da natureza e o uso sustentável no ambiente escolar;  Práticas inovadoras em educação ambiental e conservação da natureza; Tecnologias digitais para a conservação da natureza; e Tecnologias digitais para transformação social.

Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG