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CEFET-MG

Programa vai investir em aperfeiçoamento docente no CEFET-MG

Quinta-feira, 15 de março de 2018

Discutir temáticas didático-pedagógicas de forma continuada, esse é o objetivo do Programa de Aperfeiçoamento Docente, que prevê, para 2018, um cronograma com atividades para todos os campi da Instituição. O projeto é direcionado a todos os professores e tem como principal finalidade refletir sobre a prática educacional desenvolvida na docência dos cursos técnicos de nível médio e de graduação, buscando o aperfeiçoamento didático, pedagógico, ético e político do profissional docente.

O Programa de Aperfeiçoamento Docente foi desenvolvido pelas Diretorias de Educação Profissional e Tecnológica e de Graduação do CEFET-MG, em parceria com o Departamento de Educação e atende aos requisitos da Resolução 02 de 2015 do Conselho Nacional de Educação, que trata da formação inicial e continuada dos docentes.

A iniciativa surgiu durante o 2º Seminário da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do CEFET-MG. Em fase experimental, já foram realizados dois módulos do programa: o primeiro em setembro de 2017, no campus Divinópolis, com a temática “Neurociência e os processos de aprendizagem: o cérebro adolescente”; e o segundo em fevereiro deste ano, durante a Jornada Pedagógica, realizada nos campi de Divinópolis e Nepomuceno, cujo tema foi “Avaliação da aprendizagem: algumas questões”.

De acordo com a diretora do campus Divinópolis, Sandra Vaz, as atividades permitiram a atualização dos docentes, bem como a reflexão sobre a importância da tarefa de educar na formação de cidadãos críticos e éticos. “A receptividade por parte dos professores superou nossas expectativas, pois a presença e a participação deles nas duas atividades foram muito boas. Outro indicador foram os questionamentos durante as palestras, o que demonstra a originalidade e o interesse pelos temas tratados nos módulos I e II”, complementa.

Segundo a diretora de Educação Profissional e Tecnológica, Carla Chamon, o projeto vai contribuir para atuação docente reflexiva e será um componente essencial da profissionalização. Ele considera “a necessidade de promover espaços coletivos que permitam ao professor refletir criticamente sobre a docência e sobre os referenciais teóricos contemporâneos da educação, aperfeiçoando sua prática e estimulando o aprimoramento pedagógico da Instituição”, completa.

O projeto continuará, em 2018, de forma multicampi e com um cronograma variado de atividades, em módulos temáticos, com certificação específica para cada um deles.

Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG