CEFET-MG

Projetos do CEFET-MG se destacam em Feira de Ciência e Engenharia

Quarta-feira, 21 de março de 2018

Dois projetos desenvolvidos no CEFET-MG foram premiados na 16ª edição da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE) que aconteceu na Universidade de São Paulo (USP), de 13 a 15 de março. O projeto “Controlador de carga fotovoltaico inteligente de baixo custo” recebeu o prêmio Anna Frida Hoffman e foi indicado para se apresentar no evento científico Infomatrix.  Já o trabalho “Vision DC – diferenciador de cédulas de dinheiro para pessoas com deficiência visual” foi credenciado a se apresentar na Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC).

O controlador de carga fotovoltaico foi desenvolvido para resolver os desafios enfrentados pelo alto custo de implementação e pela baixa eficiência na conversão de energia. O trabalho apresentado pela aluna do campus Curvelo Paloma Azevedo, com orientação dos professores Bruno Macedo e Emanuel Philipe Pereira, trata-se de um sistema que utiliza técnicas de rastreamento do ponto de máxima potência associado a um sistema de resfriamento por jateamento dos módulos fotovoltaicos.

O Vision DC é um protótipo que identifica a cor das cédulas e informa o valor por meio de alto falante ou fone de ouvido. O aparelho busca usar a tecnologia para melhorar a vida de pessoas com deficiência. O projeto foi desenvolvido pelas estudantes do curso técnico em Equipamentos Biomédicos de Belo Horizonte Clara Nunes, Joyce Rodrigues e Maria Clara Avelar, com a orientação do professor Renato Zanetti.

A Febrace, realizada desde 2003, é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista e tem papel social importante no incentivo à criatividade e à reflexão de estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico.

Saiba mais
CEFET-MG tem oito projetos aprovados na Feira de Ciências e Engenharia

Pesquisa de Varginha estuda danos da chuva ácida em vegetais

Leopoldina: projeto auxilia na reabilitação de paciente que sofreu AVC

Projeto de Timóteo busca melhorar práticas na construção civil

Controlador de carga fotovoltaico de baixo custo é desenvolvido

 

 
Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG com informações Coordenação de Divulgação Científica