MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Exposição “Olho Vivo” – Meu Museu de Bordo

Quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Olho Vivo
Construção do olhar sobre a Arte e o espaço cotidianos

Estes artistas/alunos têm em comum, o fato de que todos realizaram o mesmo trabalho que foi aplicado na disciplina de Arte, são alunos dos primeiros anos do ensino médio técnico do CEFET-MG Unidade Varginha, a exposição dá uma amostragem da multiplicidade, da diversidade e da singularidade da produção da arte contemporânea, que comporta de modo não excludente as mais variadas formas de manifestação da arte no cotidiano. São trabalhos que se dão em forma de fotografias criadas a partir do tema “procurando arte”.

Cada trabalho, que faz parte dessa coletiva, traz uma narrativa do cotidiano do artista/aluno, as imagens são traduzidas em palavras, verbos, como potência e latência de um pensar estritamente ligado às ações do fazer, como uma palavra-chave, que possibilita a passagem de um universo a outro: do universo do fazer ao universo do discurso.

Poéticas Visuais é uma modalidade de pesquisa em arte, bastante recente no Brasil, com especificidades próprias, condizentes com a atividade do fazer artístico. As bases da pesquisa em Poéticas Visuais se encontram na elaboração teórica do escritor e poeta francês Paul Valéry que, quando convidado para ministrar a cadeira de poética no Collège de France, em 1937, propôs que o escritor pudesse pesquisar sobre o seu processo de criação e, para defender essa idéia, ele vai até as origens gregas da palavra poética e, a partir do radical poïein, mostra como esse termo significava muito simplesmente fazer. Para Valéry, então, nada pode ser mais contraditório que a ação de fazer uma obra em relação à produção de valor que se aplica sobre essa obra depois de pronta.

É do lado de quem faz a obra, que o pesquisador em Poéticas Visuais se encontra, e o trabalho de construção teórica está intimamente ligado à sua produção artística, ao seu fazer. A poética é, então, o terreno do cruzamento entre os conceitos e as práticas do fazer, da instauração e da criação da obra. Neste sentido, se contrapõe à estética que é o território da fruição e da apreciação crítica e teórica da obra já feita. Tal somatório de etapas processuais, resulta na exposição física que dá início a inauguração do museu virtual do CEFET-MG Unidade Varginha, “Meu Museu de Bordo”, resultado da pesquisa “A ARTE E TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS POÉTICAS” realizada pelos alunos do primeiro ano do ensino médio técnico, que está em processo.

Acesse: www.meumuseudebordo.com

Confira a reportagem da EPTV clicando aqui.

Professor: Heverton Ferreira