MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Lançamento do “Meu Museu de Bordo”

Quarta-feira, 17 de outubro de 2018

museu

O projeto tem o objetivo de unir Arte e Tecnologia para gerar acessibilidade e, assim divulgar a Arte como ferramenta de discussão, reflexão e provocação.

A proposta é criar situações em que o indivíduo, diante elementos tecnológicos, possa criar uma nova reflexão sobre a Arte e o meio no qual está inserido; ela será desenvolvida através de exposições no “Meu Museu de Bordo” nosso museu virtual, criado a partir de exposições e instalações realizadas pela disciplina de Arte no CEFET-MG unidade de Varginha.
Potencializar a capacidade artística do aluno, através da criatividade, facilitando o processo e aprendizagem dos alunos do ensino médio técnico, para que conheçam e encontrem suas mais altas possibilidades através da tecnologia.

Auxiliar na conscientização dos alunos sobre sua realidade multidimensional, ao perceber que o ser humano é a integração de seus pensamentos, sentimentos, energia, comportamentos, e contexto social, trazendo assim uma relação de mediação por meio das ferramentas tecnológicas, para que o trabalho aconteça.

As principais metodologias usadas são as atividades interativas e em grupo, realizadas nas aulas de Artes no CEFET – MG Campus VIII Varginha, pois estão diretamente ligadas com o tema proposto pela pesquisa. Tais atividades proporcionam maior acessibilidade da Arte, utilizam materiais de baixo custo e sustentáveis, que incentivam os alunos a buscarem as vertentes artísticas.

A partir da nossa criatividade, foram utilizados recursos que já possuíamos e de fácil acesso, como nossos celulares, aplicativos e internet. Também recorremos a fontes bibliográficas e pesquisa em campo, através de questionários respondidos pessoalmente e virtualmente.

Arte e de Tecnologia, bem como a relação entre elas. Com base nos questionários foi analisado que muitas pessoas acreditam que a Arte e Tecnologia são vertentes completamente diferentes; mas, a partir de pesquisa qualitativa analisamos o quão as duas estão intimamente ligadas.

Um dos principais resultados é a construção de um museu virtual, onde o processo criativo atingiu desenvolvimentos de textos, edições de áudio e vídeo, curadoria, criação de narrativas estéticas, que possibilitam ampliar a acessibilidade e visão de alunos e funcionários da instituição para arte.

Vale ressaltar que a pesquisas continua em processo, e a próxima meta é utilizar das redes sociais para a divulgação do museu virtual, a fim de que outros públicos possam ser alcançados, criando, novas galerias e viabilizando meios para que o projeto contemple novos programas educacionais.

Inauguração dia: 17/10/2018 – as 11:00 no Hall da biblioteca do CEFET-MG Unidade Varginha, com a exposição física e virtual “ OLHO VIVO”.