MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Saúde mental dos estudantes é destaque na nova edição do DIAGRAMA

Segunda-feira, 9 de setembro de 2019

O Brasil tem os maiores índices de doenças relacionadas à ansiedade e depressão na América Latina, ficando atrás somente dos Estados Unidos no continente americano. Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) refletem também a realidade de jovens estudantes brasileiros: 83,5% deles conhecem alguma dificuldade emocional, seis a cada dez relatam ansiedade e a ideia de tirar a própria vida passa (ou já passou) pela cabeça de 10,8%. Os números estão presentes na 5ª Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos das Instituições Federais de Ensino Superior, divulgada em maio deste ano.

Esses dados são o pano de fundo para o destaque da edição julho/agosto do jornal DIAGRAMA – CEFET-MG é notícia. No número sete do impresso, o tema “Precisamos falar sobre a saúde mental dos estudantes” promove discussões sobre estratégias de prevenção ao adoecimento psíquico e projetos de direitos humanos sobre o assunto. Na edição, o professor Paulo Granjeiro, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) fala sobre a psicologia positiva e a disciplina acadêmica “felicidade”.

Aparece na edição, também, modelos de jogos educativos desenvolvidos no campus Contagem que já integram participantes de todo o Brasil. Até o momento, há 120 professores inscritos, de 17 estados do Brasil e um participante internacional.

Do técnico à pós-graduação Stricto Sensu, outros destaques são o percurso de uma obra literária na produção de provas de vestibular para candidatos aos cursos técnicos do CEFET-MG e a interiorização do Mestrado em Engenharia de Materiais, que promete levar conhecimento e desenvolvimento ao Vale do Aço mineiro.

Outro ponto alto do número sete são as restrições orçamentárias e a produção científica no Brasil, com análises sobre investimentos em ciências na Instituição nos últimos anos. Por fim, um ensaio fotográfico com o carro de competição Fórmula Cefast, que participou de um evento em Michigan, nos Estados Unidos.

Consulte a edição na íntegra

Redação –Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG