MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Criar rotina é fundamental para manter o ritmo de estudos

Quinta-feira, 2 de abril de 2020
Desde o dia 16 de março, em virtude da pandemia do novo coronavírus, o calendário escolar do CEFET-MG está suspenso por tempo indeterminado. A medida é válida para todos os cursos da modalidade presencial, em todos os campi e níveis de ensino (cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação). Novos tempos, ainda que temporário, exigem adaptações. Entendendo que, apesar de estarem em casa, o período não é de férias, os estudantes estão encontrando alternativas para manterem a rotina escolar em casa.

Rebeca Arribamar, aluna do terceiro período de Engenharia Elétrica no campus II (Belo Horizonte), ainda que lidando com a ansiedade gerada pela conjuntura atual, tem buscado colocar suas responsabilidades como estudante de graduação em primeiro lugar. O maior desafio, segundo ela, é evitar a procrastinação mediante a quebra da rotina e as distrações do ambiente doméstico.

Listar suas obrigações do dia tem sido uma das estratégias adotadas para manter o foco. “Coloco o que preciso fazer e estudar, arrumo meu quarto e tomo um bom banho antes de começar, assim me sinto mais motivada. Também estou adiantando as matérias da faculdade, colocando em dia e seguindo o cronograma do professor, para não ficar perdida no conteúdo quando as aulas voltarem (faço isso especialmente com Cálculo III e Circuitos Elétricos)”, explica.

Além dos estudos, a jovem também está aproveitando o “tempo livre” para curtir a família e aprender coisas novas, como um curso de “Python” (da área da ciência da computação), que diz estar gostando muito.

Orientações pedagógicas

O caminho escolhido por Rebeca não é o único. Mapas mentais, autoexplicação e revisão dos conteúdos por meio de exercícios são algumas das alternativas possíveis para que haja aprendizagem, como orienta a pedagoga Regina Oliveira, do campus Curvelo.

Segundo ela, é fundamental que cada estudante descubra qual é o método de estudo mais eficaz. “Um método pode funcionar bem com um/a e com outro/a não. Não há uma única forma de aprender, dada a complexidade do cérebro humano”, comenta.

A pedagoga também reforça a importância dos estudantes manterem o corpo bem hidratado, alimentado, descansado e saudável. Dessa forma, conforme atestam os neurocientistas, podem ter maior êxito nos estudos. “São necessárias de 6 a 8 horas, no mínimo, para entrar na fase Rapid Eye Movement (REM), responsável pela memória. Portanto, o sono é fundamental para eliminar toxinas e fixar a memória”, explicou.

Confira outras recomendações

– Estude em um local tranquilo e ergonomicamente correto (evite estudar em cima de cama);
– monte um cronograma para as disciplinas que deverão ser estudadas. Dedique maior tempo àquelas nas quais tenha maior dificuldade;
– fique atento a tudo que possa desviar a sua atenção enquanto estiver estudando;
– mantenha horários de estudos alternando com pausas para descanso (não ultrapassando 15 minutos para não dispersar);
– faça exercícios físicos para manter a saúde em dia;
– assista bons filmes, leia bons livros e converse com as pessoas… Essas são outras formas de obter conhecimentos.

Cursos gratuitos

Mesmo antes do período de isolamento causado pela pandemia do coronavírus, diversas possibilidades de aprendizagem são oferecidas gratuitamente aos que possuem computadores em casa e querem aproveitar o período de quarentena para estudar a distância. Confira nos links algumas das opções:

– Brasil Escola (conteúdos do Ensino Fundamental, Médio e preparação para o Enem e vestibulares);
– Google (recursos de ensino a distância);
– Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) (25 cursos em diversas áreas);
– Universidade Harvard (cursos gratuitos sobre vários assuntos);
– Universidade Estadual Paulista (Unesp) (curso sobre escrita em língua inglesa);
 Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (cursos de extensão universitária).

Redação – Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG