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CEFET-MG

Live debate a inserção de meninas e mulheres na ciência

Sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Na próxima terça-feira (22), a partir das 9h, será transmitida ao vivo, pelo canal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no YouTube, a abertura do Encontro Nacional da Chamada Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação. O evento fará a avaliação dos resultados obtidos pela chamada conjunta de mesmo nome, lançada em 2018 pelo CNPq e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com o objetivo de apoiar projetos para estimular a formação de mulheres às carreiras de Ciências Exatas, Engenharias e Computação no Brasil.

A meta do edital foi ainda despertar o interesse vocacional de estudantes do sexo feminino da Educação Básica e do Ensino Superior para as profissões de Exatas e combater evasão de estudantes do sexo feminino dos cursos de graduação nas área de conhecimento de matérias exatas.

A abertura do evento será realizada pelo presidente do CNPq, Evaldo Vilela, e pela diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do Conselho, Adriana Tonini. A diretora fará, a seguir, a conferência “A importância da motivação e do incentivo às meninas em STEM”. Das 10h às 12h, será realizada mesa-redonda “A história das mulheres nas Engenharias, Exatas e Computação”, com a participação de várias debatedoras ligadas a áreas das Ciências Exatas e com moderação da professora Nair Prata (UFOP). No período da tarde ocorrerão reuniões fechadas, em que os coordenadores dos projetos apresentarão o andamento dos trabalhos das respectivas pesquisas.

Esta foi a segunda chamada do CNPq no âmbito do Programa Mulher e Ciência para incentivar e apoiar a presença de meninas e jovens nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação. Ao todo, houve apoio a 76 projetos, com a participação de 350 escolas de Educação Básica (Ensinos Médio e Fundamental II) e representantes de todas as regiões brasileiras, sendo 29,4% do inscritos do Sudeste, 26,9% do Sul, Nordeste (21,7%), Norte (11,5%) e Centro-Oeste (10,2%). Ao todo, a chamada contemplou 1.500 bolsistas de Iniciação Científica (IC), Iniciação Científica Júnior (ICJ) e Apoio Técnico (ATP-A), totalizando um investimento de R$ 6 milhões.

CNPq, com edição da Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG