MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Comunidade acadêmica pode acessar gratuitamente Biblioteca Virtual Pearson

Quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Alunos e professores do CEFET-MG contam agora com mais uma ferramenta de apoio aos estudos: o acesso gratuito à Biblioteca Virtual Pearson, considerada a maior plataforma de e-books universitários e de formação profissional do Brasil.

A biblioteca virtual, que pode ser acessada a partir do celular, dispõe de 7.464 livros digitais em diversas áreas do conhecimento, produzidos por reconhecidas editoras nacionais e internacionais. Um quantitativo que pode ser ampliado à medida que novos contratos com editoras parceiras sejam firmados.

Estão disponíveis livros das editoras Autêntica, Casa do Psicólogo, Companhia das Letras, EdiPUCRS, Interciência, Intersaberes, Vozes, Summus, Lexikon, Manole, Oficina de Textos, Papirus, Pearson, Rideel, entre outras. No total, 95% do conteúdo disponibilizado está em Língua Portuguesa.

Além de variedade, uma das vantagens da ferramenta é que os títulos podem ser baixados para posterior leitura off-line. A plataforma também traz a possibilidade de aplicar destaques e notas, bem como definir áreas de estudo de preferência. O usuário pode ainda elaborar cartões de estudo com perguntas e respostas sobre o conteúdo dos livros lidos.

Wagner Moreira, coordenador da Biblioteca Universitária, explica que o acesso é domiciliar e ilimitado, ou seja, pode ser realizado de qualquer lugar, a qualquer dia da semana e horário.

O coordenador destacou ainda que não há limitações quanto ao número de visualização simultânea dos títulos. “Essa assinatura era muito aguardada pelos alunos e professores e será muito útil durante o Ensino Remoto Emergencial”, avaliou o coordenador.

Ele explica que para realizar a contratação dessa assinatura, com validade de um ano e possibilidade de prorrogação, foi montada uma comissão composta por professores e bibliotecários de cada unidade da Instituição. O foco do grupo, que avaliou quatro bibliotecas virtuais, foi identificar qual acervo melhor atenderia as necessidades de pesquisa e estudo do CEFET-MG.

Treinamento

Em breve, os usuários que tenham dificuldades em utilizar a plataforma poderão participar de treinamentos oferecidos pela equipe da Biblioteca Virtual Pearson. As capacitações serão divulgadas previamente e ofertadas em diferentes horários, para que todos tenham oportunidade de participar.

Tutoriais

Orientações para o primeiro acesso

Manual do usuário (com orientações sobre como pesquisar e navegar na Biblioteca Virtual).

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo/ SECOM – CEFET-MG