MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Circular aos Pais Informações sobre o encerramento do ano letivo 2021 em nossos cursos técnicos

Quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Prezados pais ou responsáveis,

Vimos trazer ao conhecimento de vocês, informações importantes sobre o encerramento do nosso ano letivo 2021.

Como sabem, devido à pandemia, o nosso calendário escolar está diferente do ano civil. Com o objetivo de ajustar o mesmo e minimizar os prejuízos para os discentes, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), através da Resolução CEPE Nº 27/2021, publicada em 10/11/2021, após estudos, efetivou mudanças no calendário letivo de 2021. Tal decisão foi tomada, a partir da autorização do MEC, ocorrida em meados de outubro, que este ano, excepcionalmente, poderia ser de 180 (cento e oitenta) dias letivos, ao invés dos 200 (duzentos) dias previstos na LDB. Quando essa autorização foi dada pelo MEC, nosso calendário escolar já estava aprovado e divulgado.

Sabemos que mudar o planejamento, com o ano letivo em curso, gera impactos, tanto para professores, alunos, pais, enfim, para todos os envolvidos no processo educativo. Mas, de maneira responsável, o CEFET-MG ponderou e decidiu pela alteração do ano letivo de 2021. Citamos os motivos que levaram a essa decisão: antecipar o término do Ensino Remoto Emergencial possibilitando então iniciar o ano letivo de 2022 presencialmente; adequar o ano letivo ao ano civil, ainda em 2022; possibilitar que as férias escolares aconteçam nos períodos tradicionais, viabilizando as férias familiares.

Datas importantes do calendário escolar que merecem atenção:

RECESSO ESCOLAR: De 23/12/21 a 04/01/22.

RETORNO DAS AULAS: 05/01/22 (de forma remota).

No entanto, para o mês de janeiro, a partir do dia 10/01/22 cada turma terá um dia de aulas presenciais no campus. Elas ocorrerão das 7h30 às 11h40, conforme o cronograma abaixo:

Nos demais dias e horários da semana, continuam as aulas e atividades remotas.

Contamos com a colaboração de todos nos cuidados de biossegurança ainda vigentes: uso de máscara, o tempo todo e álcool gel, além do distanciamento. Como já informado anteriormente, ainda não teremos o funcionamento do restaurante, por isso cada um deverá levar o seu lanche de casa, nos dias das aulas presenciais.

Salientamos a importância de continuarem atentos ao ensino remoto, com frequência assídua e participação nas aulas síncronas e realização das atividades assíncronas, de modo a garantir maior efetividade ao processo de Ensino e Aprendizagem.

Ressaltamos a importância da parceria escola-família em todos os momentos, sobretudo nessa retomada gradual de nossas atividades presenciais, que exigirá a colaboração de todos cumprindo os protocolos sanitários de biossegurança exigidos por uma pandemia. Essa transição será importante para todos e para a instituição, que se prepara para iniciar o ano letivo 2022, totalmente presencial a partir do dia 22/03/2022.

Quanto à aprovação e reprovação no ano letivo 2021:

Quanto aos critérios de reprovação na série, para o ano letivo 2021, encaminhamos anexa a esta circular, uma cópia da Resolução CEPT N º 16/2021, com normas acadêmicas específicas para o contexto da pandemia. Solicitamos atenção especial ao artigo 3º:

 “Estabelecer, em caráter excepcional e temporário, para o ano letivo de 2021, que o aluno dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio seja reprovado, na série ou no módulo, caso se encontre em uma das seguintes condições:

 I – Nota de Aproveitamento (NA), calculada nos termos da Resolução CEPE-01/14, de 24 de janeiro de 2014, inferior a 60 (sessenta) pontos em mais de 6 (seis) disciplinas.

II – Nota de Aproveitando (NA), calculada nos termos da Resolução CEPE-01/14, de 24 de janeiro de 2014, inferior a 30 (trinta) pontos em mais 3 (três) disciplinas.

III – Frequência inferior 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária total da série ou do módulo.”

Os alunos que não alcançarem o resultado mínimo previsto (60 pontos), terão o direito de cursar  a recuperação final, em até 06 (seis) disciplinas. As orientações para a recuperação final serão repassadas posteriormente.

Importante ficar atento: os cursos integrados têm matrícula única, portanto, para ser aprovado na série, o aluno deve ser aprovado em todas as disciplinas da matriz curricular do curso (formação geral e técnica), exceto nos casos em que se admite ser aprovado com dependência (máximo duas disciplinas, definidas nos projetos de curso).

Todas as legislações e normas acadêmicas podem ser consultadas no link da Diretoria de Educação Profissional e Tecnológica do CEFET-MG:

Por fim, as festividades de final de ano se aproximam. Sabemos que o ano de 2021 foi um ano de muitos desafios para todos. Gostaríamos de saudar a todas as famílias, desejar-lhes Boas Festas, um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, paz e muitas realizações.

Esperamos que, em breve, estejamos todos juntos novamente!

Atenciosamente,

Prof. Paulo César Mappa                                           Prof. André Rodrigues Monticelli

 Diretor                                                                           Diretor Adjunto

Profa. Rosicler Oliveira                                               Andréa de Lourdes Cardoso dos Santos       

Coordenadora de Assuntos Acadêmicos                 Coordenadora de Desenvolvimento Estudantil

RESOLUÇÃO CEPT No 16