MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Campus Varginha do CEFET-MG terá novo curso de graduação em Sistemas de Informação

Terça-feira, 27 de setembro de 2022

O Campus Varginha do CEFET-MG obteve autorização do Conselho Diretor para oferecer um novo curso, o Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI). O novo curso abrirá inicialmente 40 vagas, a serem ofertadas já para o início do próximo ano letivo.


O curso nasce com a perspectiva inovadora de oferecer para a sociedade uma opção de formação superior que integra conhecimentos de Ciência de Dados e Empreendedorismo. O objetivo é formar um profissional capaz de propor e resolver problemas de negócios, tendo por base a estruturação, armazenamento e modelagem de dados. Além disso, o curso visa preparar os alunos para implantar negócios pautados na inovação e de acordo com anseios e necessidades dos seus clientes.


A natureza multidisciplinar do novo curso está ajustada às exigências do mercado de trabalho local, nacional e internacional. Assim, o curso formará um profissional diferenciado cujas competências são bastante demandadas. Espera-se que os alunos que tiverem essa formação identifiquem novas oportunidades, viabilizando-as através de modelos de negócios inovadores. A expectativa é que os estudantes tenham uma boa recepção no mundo do trabalho.


O processo de criação e autorização do curso pelos Conselhos Especializados e Superiores durou, aproximadamente, três anos. A autorização do Conselho Diretor se deu no dia 22 de setembro de 2022.


O curso terá duração de oito períodos (quatro anos) e funcionará no turno da tarde e noturno. Vinculado ao Departamento de Computação e Engenharia Civil (DCEC) ele teve sua criação autorizada pela Resolução CD Nº 18/2022 do Conselho Diretor e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi aprovado pela Resolução Nº 05/2022 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

Diretoria da Unidade de Varginha.