MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Uso da biblioteca

Cadastro

O cadastro dos alunos no sistema da Biblioteca é automático via Identificação Única. Os alunos devem estar regularmente matriculados e com os dados pessoais (nome, CPF, data de nascimento e nome da mãe) atualizados no Sistema Acadêmico (SIGAA).

O cadastro dos Técnicos Administrativos e Docentes é realizado no balcão de atendimento. Esse cadastramento está reservado somente a quem possui vínculo, ou seja, número de matrícula Siape do CEFET-MG.

Empréstimo

Atende somente aos alunos, professores e funcionários na ativa mediante apresentação da credencial, obedecendo às seguintes condições:

  1. a) alunos: 5 (cinco) livros com prazo de 15 (quinze) dias para a devolução;
  2. b) funcionários: 3 (três) livros com prazo de 15 (quinze) dias para a devolução;
  3. c) professores: 5 (cinco) livros com prazo de 30 (trinta) dias para a devolução.

Renovação

– O material emprestado poderá ser renovado se não houver reserva e o
usuário não estiver bloqueado por atraso ou débito com a Biblioteca.

– A renovação só poderá ser efetuada por 10 (dez) vezes para o mesmo
material.

– A renovação deverá ser efetuada na Biblioteca, Sophia Web ou pelo
Whatsapp da biblioteca.

– Não serão realizadas renovações por telefone.

Reserva

– A reserva de livro só pode ser realizada quando não houver exemplares disponíveis no acervo.

– Após estar liberado, o livro ficará reservado para o usuário por 48 horas.

– Não é permitida a transferência de reserva para outra pessoa.

– Não será permitida a reserva estando o usuário bloqueado.

Bloqueio

– O período de bloqueio será calculado por dia de atraso e por obra, multiplicado por 2 (dois) e, se a obra possuir reserva, será multiplicado por 5 (cinco).

– O usuário bloqueado somente poderá realizar novos empréstimos, reservas e renovações após o término do período de bloqueio.

Computadores e terminal de consulta

– Os computadores são de uso acadêmico, sendo expressamente proibida sua utilização para jogos eletrônicos. Após o uso, devem ser desligados.

– O terminal de consulta é exclusivo para pesquisa do acervo e serviços prestados no site da Biblioteca.

Salas de estudo em grupo

– Deverão ser requisitadas previamente no balcão de atendimento.

– Destinam-se à realização de estudos/trabalhos acadêmicos em grupo.

– Não podem ser requisitadas para aulas particulares.

– Podem reservar/utilizar as salas grupos compostos de, no mínimo, 2 (duas) a, no máximo, 7 (sete) pessoas.

– A utilização das salas de estudo não poderá exceder quatro horas diárias por grupo. Exceto quando não houver outros grupos para utilizá-las.

– Em caso de reserva, a tolerância será de até 15 minutos de atraso.

– A biblioteca disponibiliza 1 (um) guarda-volumes por usuário para utilização durante sua permanência na biblioteca. O uso irregular implica o bloqueio do cadastro.

– A chave será fornecida no balcão de atendimento, seguindo a mesma rotina de empréstimo (apresentação de identidade estudantil ou funcional).

– Somente é permitido entrar na biblioteca com cadernos, livros, notebook e similares. Mochilas, bolsas e sacolas devem ser guardadas dentro do guarda-volumes situado no corredor externo à Biblioteca.

– A chave não devolvida no mesmo dia do empréstimo acarreta o bloqueio imediato do cadastro na Biblioteca.

– O extravio da chave deve ser imediatamente comunicado à Biblioteca. A reposição da chave, caso necessário, será custeada pelo usuário.

Uso do guarda-volumes

– A biblioteca disponibiliza 1 (um) guarda-volumes por usuário para o armazenamento de objetos pessoais durante sua permanência na biblioteca. A utilização irregular implica o bloqueio do cadastro.

– A chave será fornecida no balcão de atendimento, seguindo a mesma rotina de empréstimo (apresentação de identidade estudantil ou funcional).

– Somente é permitido entrar na biblioteca com cadernos, livros, notebook e similares. Mochilas, bolsas e sacolas devem ser guardadas no guarda-volumes situado no corredor externo à Biblioteca.

– A Biblioteca não se responsabiliza pelo material guardado, tampouco por itens que excedam ao tamanho do guarda-volumes.

– O uso do guarda-volumes exige ações coletivas de boa educação como: bom senso, coleguismo, além de ética e respeito.

– O usuário é responsável pela chave que se encontra em seu poder e ao sair da Biblioteca deve devolvê-la, deixando o guarda-volumes desocupado.

– O extravio da chave deve ser imediatamente comunicado à Biblioteca. A reposição da chave, caso necessário, será custeada pelo usuário.

– A chave não devolvida no mesmo dia do empréstimo acarreta o bloqueio imediato do cadastro na Biblioteca.

Reposição de material

– Obras extraviadas (perda, roubo ou furto) ou danificadas deverão ser substituídas pelo usuário responsável pelo empréstimo, devendo ser idêntica ou em edição mais recente ao item perdido (autor, título, edição e editora). No caso da obra extraviada a ser substituída, se não for encontrada com as mesmas características, será indicada outra obra de interesse da Biblioteca e de igual valor.

– A não reposição da obra extraviada ou danificada implicará o bloqueio do cadastro na Biblioteca até a devida regularização, não sendo permitido novos empréstimos neste período.

– Para cobrança do material bibliográfico, a Biblioteca tomará as seguintes providências junto ao usuário: telefonema, e-mail e correspondência.

– O aluno que causar danos ao acervo da Biblioteca ficará sujeito a sanções disciplinares.