CEFET-MG e Receita Federal inauguram Núcleo de Apoio Fiscal em Varginha
Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025
Núcleo é vinculado ao Curso de Sistemas de Informação, fato inédito no país
Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025, às 13h15
A Receita Federal do Brasil (RFB) e o CEFET-MG campus Varginha inauguraram nesta terça-feira (11) o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF). O projeto conta com a participação de estudantes do curso de graduação em Sistemas de Informação, que serão selecionados e treinados nas próximas semanas para atendimento à população a partir de 23 de abril.
O NAF tem o objetivo de oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas de baixa renda, para microempresas, microempreendedores individuais e para entidades sem fins lucrativos. Por meio da cooperação mútua, os futuros profissionais são qualificados e os contribuintes têm acesso aos serviços fiscais. A proposta é levar cidadania às comunidades e treinamento diferenciado aos estudantes, valorizando o conhecimento por meio da prática. O CEFET-MG campus Varginha oferece o espaço em que os estudantes serão capacitados pela Receita e prestarão os atendimentos.
O coordenador do NAF no CEFET-MG campus Varginha, professor Lázaro Silva, explica que o campus já possui outros projetos com a Receita, como o de descaracterização das TV Boxes, e em reunião surgiu a possibilidade da nova parceria. Com os aprendizados do NAF, os estudantes podem trabalhar na automação de processos administrativos e fiscais, desenvolver soluções tecnológicas, além de otimizar fluxos de informação e gestão de dados. “O curso de Sistemas de Informação tem um viés empreendedor e consideramos que o conhecimento contábil e fiscal apreendido durante a parceria será importante para complementar essa formação, possibilitando aos estudantes, por exemplo, terem conhecimento suficiente para montar uma startup com baixo orçamento”, avalia.
Outro aspecto importante é a formação ética e cidadã. Ao participarem de um projeto com impacto direto na comunidade, os estudantes vivenciam a responsabilidade social da tecnologia, fortalecendo valores como ética, inclusão digital e compromisso com o bem-estar social. Segundo Lázaro, “essa experiência demonstra não apenas o domínio teórico, mas também a capacidade de aplicar conhecimentos técnicos em contextos reais e sociais, algo cada vez mais valorizado pelos empregadores”. O projeto também vai contribuir para que a população local conheça outras as ações extensionistas e de educação ofertadas pelo CEFET-MG.
Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o chefe da Agência da Receita Federal de Itajubá, o analista-tributário Sérgio Silva; o diretor do campus Varginha, professor André Monticeli; o coordenador do NAF campus Varginha, professor Lázaro Silva e o delegado da Receita Federal no Sul de Minas, Eduardo Costa.
Saiba mais
Conheça mais ações realizadas no campus Varginha, incluindo a parceria com a Receita Federal para a descaracterização de equipamentos apreendidos, como as TV Boxes.
Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM / CEFET-MG,
com informações da Receita Federal