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CEFET-MG

Alunos do CEFET-MG de Varginha realizam visita técnica ao Instituto Inhotim

Quarta-feira, 9 de julho de 2025

Arte, ciência e cultura se entrelaçam na formação omnilateral dos estudantes

No dia 2 de julho, os estudantes dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados de Mecatrônica, Informática e Edificações do CEFET-MG – Unidade Varginha participaram de uma visita técnica interdisciplinar ao Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG). A proposta envolveu as áreas de Artes, Literatura, Biologia e Redação, proporcionando uma experiência estética voltada à formação integral dos alunos e alunas.

O Instituto Inhotim, conhecido mundialmente por integrar arte contemporânea e natureza, é um cenário fundamental para promover reflexões entre diferentes áreas do conhecimento. Ao longo do dia, os estudantes percorreram galerias, pavilhões e jardins botânicos, observando como a arte dialoga com questões ecológicas, sociais, filosóficas e arquitetônicas.

Segundo os professores responsáveis pela atividade, a visita não se restringiu ao campo artístico. Na área de Biologia, os alunos exploraram a diversidade da flora nativa e exótica presente no acervo botânico. Em Literatura e Redação, os alunos foram motivados a escrever um caderno de campo e um livro de artista baseados nas obras vistas. Os estudantes de Edificações, por exemplo, tiveram a oportunidade de analisar a arquitetura das galerias, enquanto os de Mecatrônica e Informática puderam observar como os artistas exploram materiais e tecnologias das propostas artísticas.

Para o arte-educador, Paulo Rodrigues, a vivência foi essencial para ampliar repertórios e sensibilizar os estudantes para as múltiplas linguagens da contemporaneidade. “A obra Ttéia, de Lygia Pape, é uma experiência sensorial e filosófica. Feita com fios dourados tensionados no espaço, ela convida o corpo do espectador a dançar com a luz e a geometria. É uma instalação que partiu da observação das teias de aranha na natureza e de como a estrutura esvanecia e reaparecia de acordo com luz, colunas que somem e reaparecem à medida que o espectador caminha pelo espaço. É também um momento de desaceleração para contemplar; é um gesto político, poético e profundamente pedagógico”, afirmou.

O arte-educador também comentou sobre a arquitetura dos espaços expositivos de Inhotim: “Cada galeria é uma extensão da obra que abriga. Os edifícios não são neutros — eles colaboram com a experiência artística. A disposição dos volumes, o uso da luz natural, os materiais escolhidos… tudo diz. É uma aula viva de como arquitetura, arte e paisagem se encontram.”

Outro destaque da visita foi a produção do artista mineiro Paulo Nazareth, cobrado hoje pelo vestibular da UFMG. Os alunos puderam visitar uma das galerias com suas obras, a “Esconjuro”, que alude a práticas espirituais afro-diaspóricas: “Essa obra é um grito silencioso contra a violência colonial, contra a morte simbólica e literal da população negra e contra o epistemicídio dos saberes ancestrais da população negra e indígena. Para os alunos, foi um momento de profundo impacto e reflexão sobre ancestralidade, espiritualidade, artes e justiça histórica.

A visita reafirma o compromisso do CEFET-MG com uma educação pública de excelência, pautada na interdisciplinaridade e na valorização das experiências culturais. Segundo os organizadores, ações como essa fortalecem o vínculo entre teoria e prática, ampliando a sensibilidade estética e fomentando a autonomia crítica e reflexiva dos estudantes.

A atividade contou com o apoio da direção da unidade, dos professores das áreas envolvidas e da equipe de transportes do CEFETMG.

Responsável: Edilaine Toledo