MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Estudantes do CEFET-MG debatem sobre a pandemia e seus impactos

Terça-feira, 23 de junho de 2020

Uma das certezas que se tem sobre o novo coronavírus (COVID-19) é que o mundo não será o mesmo depois da pandemia. As conexões humanas, os modelos de trabalho e de estudo, o envolvimento com causas sociais, as formas de consumo, entre outras relações, já foram alteradas e outras mudanças ainda estão por vir. Diante desse cenário, professores do CEFET-MG propuseram diferentes formas de diálogo com os estudantes para entender o cenário atual e o que virá.

As atividades educativas integram o edital de proposição de ensino durante a pandemia do novo coronavírus. As propostas possibilitam várias abordagens, porém não substituem as aulas presenciais, não antecipam conteúdos curriculares e não serão computadas para composição de nota e reposição do calendário. A ideia é, por meio da interação entre professores e alunos, articular conhecimentos teóricos e práticos e refletir sobre as questões atuais da sociedade.

Conheça algumas ações de ensino sobre o novo coronavírus desenvolvidas no CEFET-MG:

 

Diálogos sobre a COVID-19: uma abordagem transdisciplinar
Púbico-Alvo: estudantes matriculados nos cursos do ensino médio técnico do CEFET-MG
Proposta: o minicurso tem como objetivo abordar a pandemia da COVID-19 de modo científico e em linguagem acessível, já que, além da complexidade do tema, o enfrentamento à pandemia tem sido dificultado pela negação da ciência e pela desinformação causada pela propagação de fake news na internet. Os diálogos contam com a participam professores de Biologia, Física, Geografia, Matemática, História, Literatura e Química.
Inscrições encerradas

Introdução à virologia humana
Púbico-Alvo: estudantes matriculados nos cursos de graduação do CEFET-MG
Proposta: minicurso sobre vírus com ênfase no SARS-CoV-2. Os professores compartilham informações semanais por meio de fóruns, arquivos para download, vídeos, enquetes, notícias e chats em uma comunidade virtual. Para avaliação do processo, ao final, os estudantes vão elaborar uma cartilha informativa, que será aplicada aos colegas que não realizaram o minicurso.
Inscrições encerradas

Plano para o retorno seguro às atividades presenciais acadêmicas no CEFET-MG
Público-Alvo: estudantes matriculados nos cursos do ensino médio técnico e da graduação do CEFET-MG
Proposta: visa estabelecer diretrizes e normas de condutas, com bases técnicas e argumentos científicos, que permitam o retorno seguro às atividades acadêmicas presenciais no CEFET-MG e minimizem as chances de propagação do novo coronavírus. Ao final, o documento elaborado pelos participantes será entregue à Diretoria do campus I da Instituição.
Inscrições e informações pela internet

Redação – Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG