MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

PDI 2016-2020: Conheça os princípios, objetivos gerais e programas do Plano

Quarta-feira, 30 de março de 2016

A comissão reuniu-se para debater princípios orientadores, objetivos gerais e programas do PDI.

Os princípios que norteiam a política institucional para os próximos cinco anos envolvem a concepção da educação como direito; a valorização do caráter humanista e tecnológico da Instituição; a articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão; a democratização e transparência político-administrativa da gestão, entre outras. Ao todo, são 14 os princípios gerais, conheça cada um deles.

Os objetivos gerais, por sua vez, são três: 1) fortalecer a identidade do CEFET-MG como instituição de excelência na área da educação tecnológica, e avançar na elevação dos índices que já o qualificam como universidade tecnológica verticalizada, com oferta da educação profissional técnica de nível médio, da graduação e da pós-graduação, no sentido de aprimorar sua cultura universitária, subjacente à política e às práticas institucionais, seus recursos humanos, suas soluções tecnológicas e sua infraestrutura física e acadêmica; 2) consolidar a expansão realizada nos últimos anos e a cultura de aprimoramento e ampliação da atuação institucional, com a definição de marcos regulatórios e avaliação contínua em todos os níveis e setores; 3) fortalecer a verticalização institucional, priorizando a educação profissional técnica de nível médio como pilar essencial da instituição.

Por fim, os programas, num total de oito, trazem à tona, entre outras, questões referentes à inclusão e inserção social, fomento ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão, melhoria da infraestrutura.Conheça o título e a ementa de cada um dos programas.

Segundo o diretor-geral, professor Flávio Santos, “a construção do PDI 2016-2020 tem um caráter essencialmente democrático, envolvendo participação da comunidade por meio de grupos de trabalho em diferentes áreas e comissões temáticas”.

As próximas etapas e ações a serem realizadas envolvem com a elaboração do documento-base do PDI, além de uma reunião com toda a comunidade cefetiana para discutir pontos do documento.

Saiba mais

PDI: equipe trabalha na análise do diagnóstico feito com a comunidade
Reuniões para definir próximas etapas do PDI

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG