MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Protótipo de um carro elétrico: uma conquista para o CEFET-MG

Quinta-feira, 11 de agosto de 2016

É com grande alegria que temos a satisfação de comunicar que o projeto Protótipo de um carro elétrico – motor zero de emissão de poluentes foi aprovado. O CEFET-MG foi a única instituição Federal a aprovar este projeto, pois havia apenas uma vaga neste quesito.

O CEFET-MG, Unidade Varginha, foi contemplado com o projeto Protótipo de um carro elétrico – motor zero de emissão de poluentes, para participar da Olimpíada do Conhecimento (OC`2016). Foi á única Instituição Federal selecionada para o Evento que ocorrerá em Brasília na modalidade Tecnologias de Manufaturas e Engenharias.

Este projeto está inserido no contexto de emissão zero de CO2 produzidos pelos carros a combustão, ou seja, desenvolver um protótipo de veículo que não polua o meio ambiente. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA, 2014), o Brasil é considerado o quarto maior mercado automobilístico do mundo e apenas o sétimo maior produtor, gerando uma necessidade de melhorar sua posição no ranking com produtos de alto índice tecnológico, compatíveis com o meio ambiente e contribuindo para o crescimento contínuo do país.

Segundo o Prof. Dr. Carlos Alberto Carvalho Castro, coordenador do projeto, espera-se que com este protótipo possa atender um público que dependa do carro para ir ao trabalho ou mesmo lazer. Uma das soluções para este projeto é utilizar produtos já existentes no mercado, tentar minimizar o peso do veículo e custos.

Neste projeto estão envolvidos os professores pesquisadores Daniel Soares de Alcântara e José Lima Junior e o Técnico Eduardo dos Pereira dos Santos. Ressalta-se também que o projeto terá a participação de oito (8) alunos que desenvolverão o carro em Varginha e o mesmo deverá ser montado na competição em Brasília nas das datas de 10 a 13 de novembro. O valor liberado para o projeto foi de R$ 73.119,10.

Na próxima semana o coordenador do projeto estará indo à Brasília para a reunião geral das equipes que participarão do evento.

Ressalta-se que a Diretoria Geral sabendo do projeto e de sua importância está apoiando a iniciativa e também liberando o caminhão para levar o carro e todo o equipamento.

Parabéns a equipe pelo trabalho e boa competição em Brasília.