MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Unidade Varginha realiza evento sobre o Meio Ambiente

Quinta-feira, 22 de junho de 2017

No dia 10 de junho, sábado letivo, foi realizado o evento sobre o meio ambiente no Auditório da Unidade Varginha. O dia foi marcado por apresentações de todas as turmas dos cursos técnicos integrados da unidade que resultaram da culminância de projetos que se iniciaram no mês de março. Os alunos produziram pesquisas, entrevistas, vídeos, teatro, produtos demonstrativos e até um stop-motion de animação. A organização do evento foi realizada pela Comissão de Meio Ambiente composta pelos docentes que também orientaram os trabalhos: Gilze Borges, Cristina Roscoe, Juliana Alves, Elias de Sá, Luciano Palm, Aline Beatris e Wagner Marinho. As temáticas abordadas foram:

  1. Reflexão sobre o uso dos descartáveis. Estimativa de consumo de descartáveis no refeitório, destino final e tratamento destes resíduos sólidos. Orientadores: Andreza e Juliana.
  2. Lixo: impactos sociais e ambientais na região. Busca por alternativas. Orientadores: Juliana e Luciano.
  3. Ocupação de pequenos espaços para harmonização. Hortas urbanas. Orientadores: Luciano e Aline.
  4. Leguminosas e gramíneas na recuperação do solo e na conservação da biodiversidade. Agroecologia. Orientadores: Cristina e Elias.
  5. Exploração dos recursos minerais e desequilíbrios ambientais e seus impactos na saúde e economia. Reflexão sobre o desastre de Mariana. Orientadores: Gilze e Wagner.
  6. A geração de energia elétrica no Brasil – Os projetos das grandes hidroelétricas do Brasil e a Usina hidroelétrica em Varginha. Orientadores: Wagner e Gilze.
  7. Adaptação das espécies silvestres a vida urbana – causas e consequências da perda habitat. Orientadores: Cristina e Elias.
  8. Estudo do Estatuto da cidade e atualizações sobre o plano diretor de Varginha – uma análise crítica. Orientadores: Aline e Luciano.
  9. Defensivos agrícolas (agrotóxicos) e os impactos nos ecossistemas na saúde e na qualidade dos alimentos. Orientadores: Elias e Cristina.