MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Bate-papo em Varginha vai discutir temas como suicídio e sentido da vida

Segunda-feira, 1 de outubro de 2018
Arte: Setor de Comunicação Visual (Secov)/SECOM

Arte: Setor de Comunicação Visual (Secov)/SECOM

“O que não é falado, vira sintoma”, a frase de Sigmund Freud, criador da psicanálise, foi um dos motivos que levaram a psicóloga Roselene Dalcin, da Coordenação de Política Estudantil do campus Varginha, a pensar o evento “Fatores de risco e proteção à vida”.

A iniciativa, segundo a psicóloga, surgiu a partir de uma demanda dos próprios alunos, que percebem um aumento de sofrimentos psíquicos relacionados aos jovens, como ansiedade, frustração, vazio existencial, desamparo. Para pautar o assunto, acontece no auditório do campus Varginha, no dia 3 de outubro, às 13h30, o bate-papo, que vai tratar também de temas como sentido da vida, suicídio, depressão e angústias.

Participam da atividade o psiquiatra Anderson Michel Furtado e o psicólogo convidado Sílvio Memento Machado. De acordo com a organizadora do evento, Roselene Dalcin, a escolha pelo formato da ação, uma conversa, é para incentivar as pessoas a falar sobre o que sentem. “Falar é importante também porque desmistifica a ideia de que é ‘só comigo’, a pessoa não se sente tão isolada. Mas principalmente porque, através do diálogo, é possível trazer um novo ponto de vista, uma nova perspectiva de vida à pessoa em sofrimento”, comenta.

O evento é destinado a servidores (docentes e técnicos administrativos) e alunos do CEFET-MG e não é necessário fazer inscrição. Em novembro, haverá uma outra discussão sobre o assunto, destinada aos pais e ao público em geral.

Perfil dos palestrantes

Anderson Michel Furtado – psiquiatra e professor universitário. Trabalha nos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) de Varginha e Alfenas e atende também na APAE Alfenas. É professor da Faculdade de Medicina da Unifal, além de trabalhar em consultório particular em Alfenas e Varginha.

Silvio Memento Machado – psicólogo, psicanalista, professor universitário e mestre em educação e sociedade. Atualmente, leciona na Unifenas – Varginha, onde também coordena a Especialização em Teoria e Clínica Psicanalítica, e na Fadiva -Varginha. É assessor de instituições nas áreas de educação e saúde. Também atende em consultório particular.

Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG