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CEFET-MG

Aplicativo auxilia estudantes no cumprimento de tarefas diárias

Sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Pesquisas comprovam o desinteresse crescente dos jovens pela escola, inclusive, entre outros fatores, pela dificuldade em entender a aplicabilidade do que é ensinado e pela busca frequente da informação online. Pensando em estratégias para dinamizar o ambiente de ensino, estudantes do 3º ano de Informática do CEFET-MG Varginha criaram o aplicativo OrganiPlay: um organizador de tarefas que utiliza o conceito de gamificação como forma de estimular os estudantes a cumprirem seus afazeres.

O aplicativo faz uso de mecânicas e dinâmicas de jogos (gamificação) para auxiliar na realização de tarefas e na adoção ou cessão de hábitos, bem como para motivar as atividades em grupo, incentivar o cumprimento de obrigações escolares diárias e tornar o aprendizado mais dinâmico e interativo. OrganiPlay foi desenvolvido pelos estudantes Matheus Maiolini, Pedro Montuani e Garcia, Thaís Fagundes e Thiago Machado com a orientação do professor Wendell Diniz e a co-orientação do professor Douglas Tavares.

O trabalho foi premiado com o 1º lugar geral na Mostra Específica de Trabalho e Aplicações (META) do campus Varginha. Nele, foram usados elementos que remetem a jogos digitais, em especial aos do gênero Role Playing Games (RPG), em que o jogador controla o personagem cujas habilidades evoluem por meio de progressão, recompensas e personalização. Matheus explica que o projeto foi proposto durante a disciplina de Engenharia de Software. “O aplicativo tem um sistema de recompensas que pode expandir do mundo virtual. Um professor, por exemplo, pode colocar uma caixa de bombons para o primeiro aluno que resolver uma lista corretamente ou outro tipo de bonificação. E ainda, quando o aluno conclui qualquer tarefa, ele recebe experiência e moedas que ajudam-no a subir de nível e comprar os cosméticos oferecidos na loja para personalizar a interface do aplicativo e a aparência do seu avatar”, explica.

Para tornar o OrganiPlay ainda mais atrativo, Thaís conta que foi aplicado um questionário a grupos de alunos do CEFET-MG pelo WhatsApp e pelo Facebook, para identificar os elementos visuais considerados mais agradáveis pelo público.

Melhorias

Durante o trajeto de pesquisa, pelo uso de tecnologias muito recentes e pelos imprevistos normalmente associados ao desenvolvimento de um software, o grupo passou por vários percalços e desafios, que não impediram que o trabalho fosse concluído conforme previsto. Ao longo de 2019, o grupo irá liderar uma nova equipe de estudantes para testar as funcionalidades, bem como trabalhar na correção de erros, adição de novos recursos e outras melhorias. “Com isso, planejamos aplicá-lo em salas de aula para avaliar os impactos que a organização pessoal, aliada ao conceito de gamificação, pode trazer no aprendizado de estudantes. Esse projeto terá longa data de execução e esperamos obter resultados positivos no decorrer de seu desenvolvimento”, planeja Pedro.

 

Secretaria de Comnicação Social / CEFET-MG