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CEFET-MG Varginha integra grupo para fortalecer orientação educacional

Quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

A Coordenação Pedagógica do CEFET-MG Varginha está representada no grupo de estudos formado por pedagogos de instituições universitárias localizadas no sul de Minas. O grupo, fundado pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal), tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o Ensino Superior e as demandas dos estudantes de graduação.

O grupo existe desde 2016 e, a partir de 2017, passou a contar com a pedagoga do campus Varginha Joyce de Oliveira Ribeiro e com representantes da Universidade de Itajubá (Unifei). Joyce explica que, em 2015, com a implantação do primeiro curso de graduação no campus Varginha do CEFET-MG, a Coordenação Pedagógica passou a desenvolver também trabalhos voltados para o Ensino Superior.

A troca de experiências entre os profissionais levou ao desenvolvimento de oficinas nas três instituições. “Uma materialização da proposta do grupo vem sendo a  realização de ciclos de oficinas, planejado de forma interinstitucional e fundamentado no modelo sociocognitivo de autorregulação da aprendizagem. Os estudantes que já participaram fizeram uma avaliação positiva da experiência e afirmaram que houve contribuições para sua rotina acadêmica. Além disso, a participação é certificada e o aluno pode utilizá-la como Atividade Complementar em seu curso”, complementa.

Com a ajuda das oficinas, os participantes podem estabelecer seus objetivos e, para alcançá-los, são orientados a monitorar, regular e controlar as suas cognições, motivações e comportamentos. O modelo já está, inclusive, despertando o interesse de outros campi da Instituição. Recentemente, o pedagogo do campus Divinópolis Anderson Ribeiro esteve em Varginha para conhecer a proposta e o campus II (Belo Horizonte) passou a oferecer uma versão das oficinas. “Consideramos que esse tipo de atuação do pedagogo pode contribuir positivamente com a trajetória acadêmica dos estudantes, principalmente nos primeiros semestres do curso, quando há questões de adaptação, integração, novas demandas para o estudo e quando os índices de desistência e retenção costumam ser mais altos”, avalia Joyce.

O trabalho desenvolvido pelo grupo foi apresentado no Congreso Internacional de Orientación para el Aprendizaje en Educación Superior, realizado pela Universidad de Chile, na cidade de Santiago, no mês de outubro.

 

Redação – Secrtaria de Comunicação Social / CEFET-MG
com informações da Unifal