MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Trabalhos de alunos do CEFET-MG são premiados na Febrace

Segunda-feira, 6 de abril de 2020

Nesta segunda-feira (6), foram publicados os premiados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Fabrece) 2020. O CEFET-MG recebeu sete premiações. O abraço da vitória, este ano, precisou ser a distância, pois, por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), o evento foi realizado virtualmente de 23 de março a 3 de abril. A lista completa de vencedores pode ser acessada no site da Febrace.

Nesta edição, dos 345 projetos finalistas, oito foram desenvolvidos por alunos do CEFET-MG, dos campi de Belo Horizonte, Curvelo, Leopoldina, Timóteo e Varginha. Os finalistas apresentaram seus projetos para bancas técnicas por meio de teleconferências fechadas, mantendo o isolamento físico necessário neste momento.

Conheça os premiados

A estudante Clara Gazel recebeu o Prêmio Most Outstanding Exhibit in Material Science, da ASM Materials Education Foundation, pelo projeto “Madeira plástica: um compósito baseado em polietileno de alta densidade e rejeitos de mineração”. A orientação foi da professora Patrícia Patrício e a coorientação do professor Ítalo Coura. Ela receberá um certificado e uma medalha.

O Prêmio Anna Frida Hoffman (um certificado) será entregue para Rebeca Coércio, orientada pelos professores Alexandre Farias (orientador) e Laisla Almeida (coorientadora) no projeto “Sistema de monitoração cardíaca e respiratória para pequenos animais compatível com ambiente de ressonância magnética”.

Outro prêmio conquistado por alunos do CEFET-MG foi o SBBq. O aluno do campus Varginha Guilherme Campos receberá livros em reconhecimento ao projeto “Triagem de actinomicetos com atividade proteolíticas e lipolítica”. O trabalho teve a orientação da professora Cristina Vianna e a coorientação da professora Aline de Oliveira.

Quando a pandemia passar e todos puderem voltar a transitar livremente, as estudantes Camila Frade e Letícia Silva e o orientador André Cunha irão participar de uma semana de formação na Universidade de São Paulo (USP), com todas as despesas pagas. Eles conquistaram o Prêmio STEAM & English, da Embaixada Americana e Consulados, pelo trabalho BabyCall. Também por esse projeto, o professor foi um dos dez finalistas no Prêmio Professor Destaque.

Os alunos do CEFET-MG também irão receber certificados e medalhas da organização da Febrace, referentes à classificação geral dos participantes nas categorias do conhecimento. A Instituição foi 4° lugar em Engenharia com os projetos “Madeira plástica: um compósito baseado em polietileno de alta densidade e rejeitos de mineração” e com o projeto BabyCall. O 2° lugar em Engenharia também foi do CEFET-MG com o projeto “Sistema de monitoração cardíaca e respiratória para pequenos animais compatível com ambiente de ressonância magnética”.

Redação – Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG