MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Inscrições abertas para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2020

Terça-feira, 30 de junho de 2020

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia de 2020, destinado a estudantes e pesquisadores da área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O tema escolhido para a edição do prêmio deste ano é “Inteligência artificial”, pela abrangência do tema e o que ele representa para o desenvolvimento tecnológico dos países membros.

Os interessados têm até o dia 11 de setembro para se inscrever em uma das seguintes categorias: Iniciação Científica, para jovens do Ensino Médio e Técnico; Estudante Universitário, para estudantes de graduações e de pesquisa; Jovem Pesquisador, categoria que abarca graduados, estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores com, no máximo, 35 anos de idade; e Pesquisador Sênior, para aqueles com 36 anos ou mais, podendo ser concorrida individualmente ou em equipe. Há ainda a categoria Integração, modalidade exclusiva para equipes com, pelo menos, dois integrantes de países diferentes do Mercosul.

A partir do tema “Inteligência artificial”, os trabalhos têm que abordar uma das seguintes linhas de pesquisa: 1) Inteligência artificial e internet das coisas; 2) Inteligência artificial e ambiente rural; 3) Inteligência artificial e saúde; 4) Inteligência artificial e cidades; 5) Inteligência artificial e indústria; 6) Ética e inteligência artificial.

O valor total das premiações é de R$ 105 mil. Haverá ainda uma menção honrosa em cada categoria.

O Prêmio

Instituído em 1997 pela Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT), o Prêmio busca incentivar e reconhecer pesquisas com potencial de contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico da região. Contribui ainda para o processo de integração dos países do bloco, por meio do estímulo à difusão das realizações e dos avanços científicos e tecnológicos.

Na edição passada, foram submetidos 175 trabalhos representando nove países do bloco, sendo premiados pesquisadores do Brasil, da Argentina e do Uruguai. Desde seu lançamento em 1997, o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia já recebeu mais de 2,4 mil trabalhos com 297 agraciados entre pesquisadores e equipes.

Redação – Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG, com informações do CNPq