MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Professores utilizam a Internet para compartilhar conhecimentos

Quinta-feira, 2 de julho de 2020

Enquanto não é possível retornar às salas de aulas tradicionais, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a internet tornou-se o principal canal utilizado para o compartilhamento de conhecimentos. Professores do CEFET-MG aproveitam o espaço trazido pelo YouTube, Instagram e Facebook para oferecer conteúdo gratuito aos alunos da Instituição e comunidade externa nas áreas da Química, Ciências Humanas, entre outras.

As iniciativas integram o Edital 132/2020  que traz projetos para serem realizados durante o período da pandemia. No total, 150 propostas foram aprovadas.

Química

O projeto de ensino “Conteúdos de destaque e resoluções de questões do Enem” disponibiliza diariamente no canal “Química na Web” a discussão de temáticas recorrentes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Qualquer pessoa pode acessar e participar, inclusive postando comentários e dúvidas.

O professor Flávio Santos Freitas, coordenador da iniciativa, explica que a abordagem desse projeto é diferente das tradicionalmente encontradas em vídeos já disponíveis no YouTube, por ir além da resolução da questão e haver a discussão de todas as possibilidades de resolução para o problema apresentado.

O canal “Química na Web” traz ainda os vídeos do projeto “Seminários Gerais – Química e suas fronteiras”, com conteúdos abordados por docentes do Departamento de Química em suas áreas de especialidade.

Ciências Humanas

O projeto de ensino “Enem em tempos de COVID- 19: ações pedagógicas para apoiar os alunos do CEFET-MG, campus Varginha na preparação do ENEM 2020” traz aulas de História, Geografia, Química e Artes ministradas na plataforma Zoom, às terças e quintas-feiras, das 14h às 15h40. A coordenação é do professor Hércules Alves.

Qualquer pessoa interessada em reforçar sua preparação para a prova pode participar dos encontros virtuais. Na página do projeto no Facebook, é possível acessar link para ingresso na sala, lista de exercícios e vídeos explicativos.

Colaboram para o desenvolvimento desse projeto os professores do CEFET-MG Wagner Francisco Silva (Geografia) e Felipe Novaes (Artes), além do voluntário Lucas Hess (ex-aluno da Instituição e atualmente doutorando em Química na USP).

Outras iniciativas de ensino on-line ofertadas pelo CEFET-MG podem ser acessadas na aba Projetos de Ensino no site do CEFET-MG.

Redação – Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG