MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEFET-MG vai pagar bolsa mensal a 2.000 alunos em situação de vulnerabilidade

Quarta-feira, 22 de julho de 2020

Na tentativa de viabilizar a participação dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica ao Ensino Remoto Emergencial, que será implantado a partir de 3 de agosto em todos os campi, o CEFET-MG vai pagar uma Bolsa Emergencial – Pacote de Dados – no valor de R$ 80 mensais a estudantes de todos os níveis de ensino (técnico de nível médio, graduação e pós-graduação).

Consta na Portaria DIR n.º 493/2020, publicada nesta sexta-feira (17), que, além da bolsa, serão “realocados recursos para aquisição de computadores e/ou outros equipamentos de informática necessários à participação no Ensino Remoto Emergencial”. De acordo com o diretor-geral, professor Flávio Santos, a primeira parcela da Bolsa já será paga na primeira semana de agosto aos alunos atualmente cadastrados nos programas de assistência estudantil.

O pedido para implementação da bolsa partiu do Grupo de Trabalho para Assistência Estudantil, Acessibilidade e Apoio Pedagógico (GT-AEA), que integra a Comissão Geral para implantação do Ensino Remoto Emergencial no CEFET-MG. Segundo a presidente do GT-AEA, professora Danielle Marra, a solicitação teve como base a preocupação em garantir acesso à internet aos alunos em condição de vulnerabilidade socioeconômica. “Nós precisamos garantir o mínimo de acesso a esses alunos para acompanharem as atividades acadêmicas que forem ministradas no Ensino Remoto Emergencial. Serão, em um primeiro momento, R$ 160 mil reais de auxílio em caráter emergencial. Em um segundo momento, faremos, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Estudantil (DDE), a publicação de um edital para alunos que não sejam atendidos por bolsas atualmente”, explica Danielle.

Compra de equipamento de informática

A Portaria DIR n.º 493/2020 prevê ainda a aquisição de computadores e/ou outros equipamentos de informática necessários à participação no Ensino Remoto Emergencial de alunos que não dispõem desses recursos. De acordo com o diretor-geral, professor Flávio Santos, existe ainda a possibilidade de emprestar máquinas dos laboratórios da própria instituição aos estudantes durante o período de Ensino Remoto. “Pretendemos equacionar isso gradativamente, de modo que, muito embora estejamos permitindo que os alunos façam o trancamento de disciplina do curso, vamos fazer todo o esforço para que isso não ocorra por insuficiência de equipamentos”, afirma.

O Ensino Remoto Emergencial, de caráter excepcional e temporário, será adotado em função da emergência em saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus, que impossibilita o retorno de aulas presenciais regulares em curto ou médio prazo. A retomada das atividades letivas nos três níveis de ensino (técnico de nível médio, graduação e pós-graduação) deve ocorrer de forma escalonada entre os dias 3 e 12 de agosto. A medida é aplicada a todos os campi do CEFET-MG.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG