CEFET-MG

Biblioteca

A Biblioteca é de livre acesso ao público, atendendo a pesquisadores e a comunidade em geral. O espaço interno da Biblioteca é de 169m², dividido entre: estação de trabalho para atendimento e processamento técnico, seção de periódicos, seção de referência e acervo bibliográfico. Hoje a Biblioteca apresenta sessenta e seis acentos para estudo em grupo ou individual, com seis mesas redondas com quatro cadeiras cada, duas mesas retangulares com oito cadeiras cada, dez cabines para estudo individual, seis cabines com computadores e seis acentos na seção de periódicos. A Biblioteca possui um sistema para o gerenciamento do acervo e dos serviços prestados. Através desse sistema, via internet, os alunos, professores e demais usuários podem fazer a renovação de seu material, bem como reservar livros, fazer consulta bibliográfica e acompanhar o histórico de empréstimo.

Também está disponível para toda a comunidade acadêmica, a biblioteca ebrary® Academic Complete (TM) com mais de 80.000 livros em formato digital, na íntegra. Site: http://site.ebrary.com/lib/cefetmg/home.action

E a Base de dados de e-books EBSCO com mais de 130.000 títulos de livros eletrônicos em texto integral de diversas áreas do conhecimento. O acesso está disponível através dos endereços de IP’s da instituição e, também via acesso autenticado para uso externo do CEFET-MG, restrito aos alunos, professores e funcionários do CEFET-MG. Site: https://www.ebscohost.com/

acesso ao catálogo on-line: http://www.biblioteca.cefetmg.br/
folder de orientações: versão em PDF
e-mail: bibliotecac8@adm.cefetmg.br
telefone: (35) 3690-4211

Equipe da Biblioteca

Conta com dois Bibliotecários com registro no Conselho Regional de Biblioteconomia e um Auxiliar de Biblioteca.

  • Geovane da Silva Coelho (Bibliotecário).
  • Roberto Bernardes Lemes (Bibliotecário).
  • Cláudia Pereira Resende (Auxiliar de Biblioteca).

Cadastro

O cadastro dos alunos é automático via conta unificada. Para realizar o auto cadastro os alunos deverão estar regularmente matriculados e com os dados pessoais (nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe) atualizados no Sistema Acadêmico. Se for necessário atualizar os dados, procure o Registro de Escolar. Para unificar a conta acesse, http://www.cefetmg.br/textoGeral/contaunificada.html
O cadastro dos Técnicos Administrativos e Docentes é realizado no balcão de atendimento, mediante apresentação do crachá. Esse cadastramento está reservado somente a quem possui vínculo, ou seja, número de matrícula Siape do CEFET-MG.
Empréstimo domiciliar

Atende somente aos alunos, professores e funcionários na ativa mediante apresentação da credencial, obedecendo às seguintes condições:
a) alunos: 5 (cinco) livros com prazo de 15 (quinze) dias para a devolução;
b) professores: 5 (cinco) livros com prazo de 30 (trinta) dias para a devolução;
c) funcionários: 3 (três) livros com prazo de 15 (quinze) dias para a devolução.

Renovação

- O material emprestado poderá ser renovado se não houver reserva e o usuário não estiver bloqueado por atraso ou débito com a Biblioteca.
– A renovação só poderá ser efetuada por 10 (dez) vezes para o mesmo material.
– A renovação deverá ser efetuada na Biblioteca ou via web.
– Não será feita a renovação por telefone.

Reserva

- Só será permitida a reserva de livros que estejam emprestados.
– O livro ficará reservado para o usuário por 24 horas.
– O usuário não poderá transferir reserva para outro.
– Não será permitida a reserva estando o usuário bloqueado.

Bloqueio

- O bloqueio acontecerá por dia de atraso (exceto sábados, domingos e feriados) na devolução de livros e/ou periódicos, sendo de 02(dois) dias a cada dia de atraso por cada livro e/ou periódico atrasado.
– O usuário bloqueado somente pegará livros decorrido o tempo de bloqueio.
Computadores e terminal de consulta

- Os computadores são de uso acadêmico, sendo expressamente proibida sua utilização para jogos eletrônicos. Após o seu uso devem ser desligados.

- O terminal de consulta é exclusivo para pesquisa do acervo e serviços prestados no site da Biblioteca.

Salas de estudo em grupo

a) Deverão ser requisitadas previamente no balcão de atendimento.
b) Destinam-se a trabalhos acadêmicos.
c) Não podem ser requisitadas para aulas particulares.
d) Podem reservar a sala o grupo que contenha de duas a seis pessoas integrantes no grupo.
d) A reserva das salas de estudo não poderá exceder quatro horas diárias por grupo.
e) Tornar-se-á disponível, se o requisitante não comparecer após 15 minutos da hora marcada.

Uso do guarda-volumes

A biblioteca disponibiliza 1(um) guarda-volumes por usuário para colocação de objetos, durante sua permanência na biblioteca. A utilização irregular implica o bloqueio do cadastro.
§ A chave será fornecida no balcão de atendimento, seguindo a mesma rotina de empréstimo (apresentação de identidade estudantil ou funcional).
§ Somente é permitido entrar na biblioteca com cadernos, livros, notebook e similares; por favor, deixem mochilas e bolsas na entrada.
§ A biblioteca não se responsabiliza pelo material guardado, tampouco por itens que excedam ao tamanho do guarda-volumes (40 x 25 x 42).
§ O uso do guarda-volumes exige ações coletivas de boa educação como: bom senso; coleguismo; além de ética e respeito.
§ O usuário é responsável pela chave que se encontra em seu poder e ao sair da biblioteca deve devolvê-la, deixando o guarda-volumes desocupado.
§ O extravio da chave deve ser imediatamente comunicado à biblioteca. Caso seja necessária a cópia de chave estes serão custeados pelo usuário.
§ A chave não devolvida no dia do empréstimo acarreta a suspensão imediata do cadastro na Biblioteca.

Reposição de material

- Obras extraviadas (perda, roubo ou furto) ou danificadas deverão ser substituídas pelo usuário responsável pelo empréstimo, devendo ser idêntica ou em edição mais recente ao item perdido (autor, título, edição e editora). No caso da obra extraviada a ser substituída, se não for encontrada com as mesmas características, será indicada outra obra pela Biblioteca de interesse e de igual valor.
– A não reposição da obra extraviada ou danificada implicará o cancelamento do direito de empréstimo na sala de estudos até devida regularização.
– Para cobrança do material bibliográfico, a Biblioteca tomará as seguintes providências junto ao usuário: telefonema, e-mail e correspondência.
– O aluno que causar danos ao acervo da Biblioteca ficará sujeito a sansões disciplinares.

Responsabilidade do usuário

- As bolsas, pastas, mochilas, sacolas, fichários, pacotes, envelopes e similares devem ser deixados nos escaninhos que ficam dentro da Biblioteca ao lado da porta.
– Não é permitido fumar ou se alimentar dentro do recinto da Biblioteca.
– Apresentar a carteira de identificação da Biblioteca para todo e qualquer serviço solicitado (empréstimo, renovação, reserva e devolução de obras).
– O usuário é responsável pelas obras que retirar da Biblioteca, não podendo transferir para outro o seu empréstimo.
– Comunicar, imediatamente, ao responsável pela Biblioteca eventual dano ou perda da obra sob sua responsabilidade.
– Em caso de extravios ou danos às obras (rasuras, anotações, falta de página, etc.), o usuário será responsável pela reposição.
– Atender ao pedido de devolução do material emprestado, quando solicitado pela Biblioteca, mesmo antes de terminar o prazo regulamentar de empréstimo.
– O usuário que, sem empréstimo devidamente efetuado e sem autorização, sair da Biblioteca com obras que pertençam à mesma, estará sujeito às penalidades regimentais da Instituição, sendo o fato encaminhado à Direção.
– Ao retirar o livro, deve-se tomar o cuidado para não desorganizar os demais livros que ficam ao lado, em cima ou embaixo do livro retirado.
– Não recolocar livros na estante se não souber a ordem ou localização correta, entregue-o ao responsável.
– Não deixar lixo sobre as mesas, cadeiras ou no chão da sala ao sair.
– O usuário é responsável pela manutenção do silêncio na Biblioteca.
– O usuário deverá cumprir as normas e regras da Biblioteca, caso contrário estará sujeito às penalidades regimentais da Instituição.
Obs.: qualquer eventualidade não prevista será resolvida pela Administração da Biblioteca.