CEFET-MG

Uso da biblioteca

Cadastro

O cadastro dos alunos é automático via conta unificada. Para realizar o autocadastro os alunos deverão estar regularmente matriculados e com os dados pessoais (nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe) atualizados no Sistema Acadêmico. Se for necessário atualizar os dados, procure o Registro Escolar. Para unificar a conta acesse: http://www.cefetmg.br/textoGeral/contaunificada.html

O cadastro dos Técnicos Administrativos e Docentes é realizado no balcão de atendimento, mediante apresentação do crachá. Esse cadastramento está reservado somente a quem possui vínculo, ou seja, número de matrícula Siape do CEFET-MG.

Empréstimo

Atende somente aos alunos, professores e funcionários na ativa mediante apresentação da credencial, obedecendo às seguintes condições:
a) alunos: 5 (cinco) livros com prazo de 15 (quinze) dias para a devolução;
b) funcionários: 3 (três) livros com prazo de 15 (quinze) dias para a devolução;
c) professores: 5 (cinco) livros com prazo de 30 (trinta) dias para a devolução.

Renovação

– O material emprestado poderá ser renovado se não houver reserva e o usuário não estiver bloqueado por atraso ou débito com a Biblioteca.
– A renovação só poderá ser efetuada por 10 (dez) vezes para o mesmo material.
– A renovação deverá ser efetuada na Biblioteca ou via web.
– Não será feita a renovação por telefone.

Reserva

– Só será permitida a reserva de livros que estejam emprestados.
– O livro ficará reservado para o usuário por 48 horas.
– O usuário não poderá transferir reserva para outra pessoa.
– Não será permitida a reserva estando o usuário bloqueado.

Bloqueio

– O bloqueio acontecerá por dia de atraso na devolução de livros e/ou periódicos, sendo de 02(dois) dias a cada dia de atraso por cada livro e/ou periódico atrasado.
– O usuário bloqueado somente pegará livros decorrido o tempo de bloqueio.

Computadores e terminal de consulta

– Os computadores são de uso acadêmico, sendo expressamente proibida sua utilização para jogos eletrônicos. Após o seu uso devem ser desligados.
– O terminal de consulta é exclusivo para pesquisa do acervo e serviços prestados no site da Biblioteca.

Salas de estudo em grupo

– Deverão ser requisitadas previamente no balcão de atendimento.
– Destinam-se a trabalhos acadêmicos.
– Não podem ser requisitadas para aulas particulares.
– Podem reservar a sala o grupo que contenha de duas a seis pessoas.
– A reserva das salas de estudo não poderá exceder quatro horas diárias por grupo.
– Tornar-se-á disponível, se o requisitante não comparecer após 15 minutos da hora marcada.

Uso do guarda-volumes

A biblioteca disponibiliza 1 (um) guarda-volumes por usuário para colocação de objetos, durante sua permanência na biblioteca. A utilização irregular implica o bloqueio do cadastro.
– A chave será fornecida no balcão de atendimento, seguindo a mesma rotina de empréstimo (apresentação de identidade estudantil ou funcional).
– Somente é permitido entrar na biblioteca com cadernos, livros, notebook e similares; por favor, deixem mochilas e bolsas no guarda-volumes na entrada.
– A biblioteca não se responsabiliza pelo material guardado, tampouco por itens que excedam ao tamanho do guarda-volumes (40 x 25 x 42).
– O uso do guarda-volumes exige ações coletivas de boa educação como: bom senso; coleguismo; além de ética e respeito.
– O usuário é responsável pela chave que se encontra em seu poder e ao sair da biblioteca deve devolvê-la, deixando o guarda-volumes desocupado.
– O extravio da chave deve ser imediatamente comunicado à biblioteca. A reposição da chave, caso necessário, será custeada pelo usuário.
– A chave não devolvida no mesmo dia do empréstimo acarreta o bloqueio imediato do cadastro na Biblioteca.

Reposição de material

– Obras extraviadas (perda, roubo ou furto) ou danificadas deverão ser substituídas pelo usuário responsável pelo empréstimo, devendo ser idêntica ou em edição mais recente ao item perdido (autor, título, edição e editora). No caso da obra extraviada a ser substituída, se não for encontrada com as mesmas características, será indicada outra obra de interesse da Biblioteca e de igual valor.
– A não reposição da obra extraviada ou danificada implicará o cancelamento do direito de empréstimo na Biblioteca até a devida regularização.
– Para cobrança do material bibliográfico, a Biblioteca tomará as seguintes providências junto ao usuário: telefonema, e-mail e correspondência.
– O aluno que causar danos ao acervo da Biblioteca ficará sujeito a sansões disciplinares.