CEFET-MG

Engenharia Civil

Apresentação

O curso de Engenharia Civil da Unidade Varginha do CEFET-MG teve início de suas atividades no ano de 2015. É ministrado no turno noturno durante a semana e diurno aos sábados e tem duração de 11 semestres.

Objetivo

O Curso de Graduação em Engenharia Civil do CEFET-MG tem como objetivo formar profissionais generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, com sólida base teórica e prática nos conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos do curso. Prepara profissionais para atuarem tanto no processo produtivo, quanto no desenvolvimento técnico e científico do País, considerando-se os aspectos políticos, sociais, culturais, econômicos, ambientais, humanos e éticos.

O profissional

Capacitações gerais

  • Planejamento, projeto, fiscalização e supervisão da execução de construções.
  • Cálculo de custos, especificação de materiais e equipamentos.
  • Projeto, execução e fiscalização de obras de estruturas e fundações de edificações, bem como de suas instalações elétrica, hidráulica e sanitária.
  • Preparo, organização e supervisão dos trabalhos de conservação e recuperação de construções existentes.
  • Preparo do programa de trabalho e gestão das operações nas diversas etapas da construção.
  • Realização de pesquisa científica e tecnológica e ensaios tecnológicos.

Campo de Atuação

O engenheiro Civil pode atuar em empresas do ramo da Construção Civil e em indústrias ligadas ao setor, em escritórios de projetos, consultoria técnica junto a outras empresas, órgãos públicos, instituições financeiras, em instituições de pesquisa e ensino, dentre outras. O profissional pode se dedicar ao projeto e execução de obras civis e serviços afins, bem como ao planejamento, à coordenação e ao controle dos recursos produtivos do homem, da máquina, dos materiais e do ambiente.

Duração: 11 semestre
Vagas: 40 vagas por semestres
Turno: Noturno durante a semana e diurno aos sábados.