CEFET-MG

História

cefetmgvga

O Projeto de implantação da Unidade Varginha do CEFET-MG, constituiu uma das ações previstas no Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica do Ministério da Educação, em 2005. Este plano era um componente do conjunto das políticas públicas do governo federal e visava atender ao crescimento da demanda social por Educação Profissional e Tecnológica – EPT – por meio de instituições públicas, gratuitas e de qualidade.

A Unidade Varginha do CEFET-MG foi implantada em 2006 sob a gestão da Professora Dra. Denise de Carvalho Urashima e recebeu suas primeiras turmas em 2007, com o ingresso de alunos nos cursos de Edificações, Informática Industrial e Mecatrônica, ocupando o prédio denominado Cenáculo, localizado no Bairro Jardim Andere, alugado da Mitra Diocesana de Varginha. Em 2008, devido à entrada de novas turmas, foi também alugada parte do prédio onde funcionava o antigo Colégio Pio XII, no centro da cidade.

A partir de 2009, então sob a direção do Professor Fernando Teixeira Filho, o crescimento do número de alunos continuou, ocorrendo a aquisição de equipamentos de laboratório. Dessa forma, a escola passou a funcionar em um único endereço, no antigo Colégio Cetem, no Bairro Vila Pinto.

Finalmente, em 2011 as atividades da Unidade de Varginha passaram a se desenvolver em endereço próprio, à Avenida dos Imigrantes, nº 1000, no Bairro Vargem. E hoje ocupa uma área de 54.981 m² com 4.177 m² de área construída, composta pelo prédio administrativo, prédio escolar, restaurante estudantil e portaria.

Em 27 de dezembro de 2012, a Unidade de Varginha foi inaugurada simbolicamente pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, juntamente com outras 30 unidades de escolas técnicas federais do Brasil. A atual diretora da Unidade Varginha é a Professora Gilze Belém Chaves Borges que tomou posse em 13 de fevereiro de 2014.

Em 2015, a Unidade Varginha do CEFET-MG, continuando seu processo de expansão, recebe sua primeira turma de alunos de Graduação, no curso de Engenharia Civil.

(Texto adaptado e extraído do Guia do Professor: Ano Letivo 2014).