MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CTICVG

As Coordenações de Tecnologia da Informação (CTIC) são unidades não-organizacionais responsáveis por implementar e executar as políticas da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) no âmbito das unidades de acordo como Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) vigente.

A seguir são detalhadas as atividades executadas pelo CTIC da Unidade de Varginha (CTIVG):

A nível de software:

  1. Desenvolvimento de ferramentas para otimização logística das atividades de manutenção;
  2. Formatação de desktops, notebooks, tablets e netbooks;
  3. Implantação de servidores para soluções da instituição;
  4. Instalação de softwares proprietário e/ou livres;
  5. Recuperação de máquinas por imagem;
  6. Remoção de vírus em Desktops, notebooks, pendrives e outros;
  7. Implantação de serviços de rede de computadores;
  8. Capacitação de usuários;
  9. Implantação e gerência de serviços de help desk;
  10. Configuração para utilização da rede WiFi tanto em celulares quanto em notebooks.

A nível de hardware:

  1. Manutenção de hardware em desktops, notebooks, tablets e netbooks com vínculo patrimonial no CEFET-MG;
  2. Manutenção de impressoras;
  3. Substituições de toners e fotocondutores em equipamentos multifuncionais;
  4. Manutenção de projetores multimídia;
  5. Manutenção de dispositivos de rede;
  6. Manutenção na rede telefônica;

A nível organizacional:

  1. Gerência, administração e manutenção dos micro-computadores institucionais de todos os departamentos e setores do Campus Varginha (atualmente são aproximadamente 400).
  2. Monitoramento e Diagnósticos da Rede de Computadores e do seu tráfego.
  3. Alocação de Recursos Computacionais (Laboratórios, Computadores, Projetores);
  4. Organização física e lógica da Rede de Computadores.

Outros serviços:

  1. Instrução do público interno à solução de problemas computacionais do cotidiano;
  2. Instruções para criação da conta unificada e utilização da rede WiFi.

Rotinas Administrativas:

  1. Infraestrutura de rede
    1. Configuração de ativos de rede (Switches, Roteadores, Firewalls, Câmeras, Ponto eletrônico, Impressoras e Servidores de serviços de rede).
    2. Cabeamento estruturado (Organização e distribuição física do cabeamento).
    3. Configuração, autenticação e distribuição da rede WiFi.
    4. Administração do serviço de impressão.
    5. Criação e restauração de imagens em estações de trabalho.
    6. Instalação e substituição de equipamentos.
    7. Gerenciamento e configuração do sistema de Videoconferência.
    8. Serviços de Telefonia.
  2. Servidores (Data Center)
    1. Instalação e configuração de serviços de redes de computadores (Servidor VOIP, DHCP, DNS, Firewall, Arquivos)
    2. Configuração e administração de regras de firewall.
    3. Automatização de sistemas de backup e recuperação de dados.
    4. Configuração e implantação de sistemas de monitoramento (Cacti, Nagios, Zabbix entre outros).
    5. Compartilhamento de dados e recursos.
  3. Suporte ao usuário final
    1. Instalação de softwares.
    2. Remoção de códigos maliciosos em equipamentos patrimoniados para o CEFET-MG.
    3. Formatação de Sistemas Operacionais.
    4. Suporte ao sistema acadêmico.
    5. Suporte ao sistema de biblioteca.
    6. Adicionar estação de trabalho à rede cabeada e wifi.
    7. Suporte na funcionalidade dos equipamentos multimídia.
    8. Treinamento a usuários.
    9. Suporte técnico personalizado na execução de tarefas.
  4. Contas e senhas institucionais
    1. Criação de contas de acesso aos computadores institucionais.
    2. Contas de acesso para servidores e funcionários terceirizados quando se aplicar.
  5. Desenvolvimento
    1. Automação de atividades administrativas por meio de softwares.
    2. Formulários eletrônicos.
    3. Manutenção do site institucional.