CEFET-MG

Núcleo de TIC

Os Núcleos de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) – são unidades organizacionais responsáveis por implementar e executar as políticas da Secretaria de Governança da Informação (SGTI) no âmbito das unidades.

Detalhamento das atividades executadas:

A nível de software:

  1. Desenvolvimento de ferramentas para otimização logística das atividades de manutenção;
  2. Formatação de desktops, notebooks, tablets e netbooks;
  3. Implantação de servidores para soluções da instituição;
  4. Instalação de softwares proprietário e/ou livres;
  5. Recuperação de máquinas por imagem de sistema operacional (RISO);
  6. Remoção de vírus em Desktops, notebooks, pendrives e outros;
  7. Implantação de servidores e serviços;
  8. Capacitação de usuários;
  9. Implantação e gerência de serviços de help desk;
  10. Configuração para utilização da rede WiFi tanto em celulares quanto em notebooks.

 

A nível de hardware:

  1. Manutenção de hardware em desktops, notebooks, tablets e netbooks;
  2. Manutenção de impressoras;
  3. Substituições de toners e fotocondutores em equipamentos multifuncionais;
  4. Manutenção de projetores multimídia;
  5. Manutenção de dispositivos de rede;
  6. Manutenção na rede telefônica;

 

A nível organizacional:

  1. Gerência, administração e manutenção dos micro computadores institucionais de todos os departamentos e setores do Campus (Atualmente são aproximadamente 200*). *Perspectiva de crescimento em 40%.
  2. Monitoramento e Diagnósticos da Rede de Computadores e do seu tráfego.
  3. Alocação de Recursos Computacionais (Laboratórios, Computadores, Projetores);
  4. Organização física e lógica da Rede de Computadores.

 

Outros serviços:

  1. Instrução do público à solução de problemas simples;
  2. Instruções para criação da conta unificada e utilização da rede WiFi.

 

Rotinas Administrativas:

  1. Infraestrutura de rede
    1. Configuração de ativos de rede (Switches, Roteadores, Firewalls, Câmeras IP e outros).
    2. Cabeamento estruturado (Organização e distribuição física do cabeamento).
    3. Configuração, autenticação e distribuição da rede WiFi.
    4. Administração do serviço de impressão.
    5. Criação e restauração de imagens em estações de trabalho.
    6. Instalação e substituição de equipamentos.
    7. Gerenciamento e configuração do sistema de Videoconferência.
    8. Serviços de Telefonia.
  2. Servidores (Data Center)
    1. Instalação e configuração de serviços de redes de computadores (DHCP, DNS)
    2. Configuração e administração de regras de firewall.
    3. Automatização de sistemas de backup e recuperação de dados.
    4. Configuração e implantação de sistemas de monitoramento (Cacti, Nagios, etc)
    5. Compartilhamento de dados e recursos;
    6. Configuração e administração de servidores de arquivo (Samba).
    7. Configuração e administração de servidores de domínio (LDAP).
  3. Suporte ao usuário final
    1. Instalação de softwares.
    2. Remoção de vírus.
    3. Formatação de Sistemas Operacionais.
    4. Suporte ao sistema acadêmico (Q-Acadêmcio).
    5. Suporte ao sistema de biblioteca (Sophia).
    6. Adicionar estação de trabalho ao domínio.
    7. Adicionar estação de trabalho à rede cabeada e wifi.
    8. Suporte aos equipamentos multimídia.
    9. Treinamento a usuários.
    10. Suporte técnico personalizado na execução de tarefas.
  4. Contas e senhas institucionais
    1. Criação de contas de acesso aos computadores institucionais.
    2. Contas de acesso para servidores e funcionários.
  5. Desenvolvimento
    1. Automação de atividades administrativas por meio de softwares.
    2. Formulários eletrônicos.
    3. Manutenção do site institucional.