CEFET-MG

Correio Eletrônico

1. Funcionalidades

Correio:

Filtros customizáveis:
Os Filtros permitem classificar as mensagens em pastas, de acordo com critérios como destinatário, assunto, palavra-chave, etc;

Gerenciamento por pastas:
Na barra lateral, à esquerda, estão localizadas as pastas básicas, como Entrada, Enviado, Lixeira, etc;

Resposta automática de e-mails (Opção para férias ou ausência):
Quando se habilita esta opção, ocorre a respostas aos e-mails automaticamente com uma mensagem informativa;

Lista negra:
Quando se habilita esta opção, mensagens de endereços específicos podem ser excluídas, marcadas ou movidas para pasta especificada;

Encaminhamento automático:
Quando se habilita esta opção, ocorre o encaminhamento dos e-mails automaticamente com uma mensagem informativa;

Utilização de contas remotas:
A funcionalidade de Contas Remotas permite que o novo sistema de e-mail do CEFET-MG seja usado para visualizar mensagens das contas do sistema antigo (email@adm.cefetmg.br, por exemplo).

Calendário:

Gerenciamento de eventos:
Permite registrar eventos e compartilhar com outros (agenda compartilhada);

Contatos:

Catálogo de contatos pessoais:
Permite cadastrar e localizar contatos de usuários pessoais;

Catálogo de contatos do CEFET-MG:
Permite localizar contatos de outros usuários do CEFET-MG;

Tarefas:

Gerenciamento de tarefas com alarme;
Escrever anotações.

Gentileza acessar o manual do correio eletrônico para maiores informações.

2. Configuração de cliente IMAP/POP e SMTP

As configurações necessárias para o uso do correio eletrônico do CEFET-MG em aplicativos clientes são dos protocolos de recebimento (POP ou IMAP) e envio (SMTP). Detalhes das configurações podem ser encontradas no “Manual de configuração POP, IMAP e SMTP”.

3. Migração do endereço de email antigo para o novo e-mail da conta de identificação única.

Pré-requisito: Cadastro institucional através do sistema de identificação única do CEFET-MG;

No IU, na guia “Contas de E-mail”, adicionar a conta de e-mail institucional antiga.

Com esta migração o usuário não usará mais o antigo serviço de e-mail (https://webmail.cefetmg.br) e sim o novo (https://email.cefetmg.br). Desta forma, todos os novos e-mails encaminhados para o antigo endereço de e-mail do usuário irão para o novo endereço vinculado ao sistema de identidade única. Este vídeo mostra o passo a passo para a migração. Por gentileza assista o vídeo com a opção de legendas ligada.

4. Perguntas frequentes

4.1. Depois que eu migrar minha antiga caixa de e-mail para a nova continuarei a receber e-mails na antiga?

Não, uma vez que for realizada a migração, todos os novos e-mails enviados para o antigo endereço de e-mail serão redirecionados para a nova caixa de e-mail vinculada ao sistema de identidade única do CEFET-MG (https://iu.cefetmg.br/)

4.2. Depois da migração perderei meus e-mails da antiga caixa de e-mail?

Não, durante a migração os e-mails da antiga caixa de e-mail serão copiados para a nova caixa de e-mail.

4.3. Não vi as mensagens da conta antiga no serviço de e-mail novo, como devo proceder?

As mensagens da conta antiga ainda podem ser acessadas a partir da conta nova. Clique sobre a sua conta no menu, “Contas remotas”, e digite a senha da conta antiga. As mensagens e pastas da conta antiga poderão ser visualizadas e movidas para a conta nova.

4.4. Esqueci a senha do e-mail, como gerar uma nova?

Para trocar sua senha acesse o serviço disponível no link: “https://iu.cefetmg.br/recuperarsenha/passo1″.

4.5. Por quê às vezes é preciso clicar duas vezes em ‘Enviar’ para que a mensagem seja enviada? E por quê, nessas ocasiões, algumas palavras ficam da cor vermelha?

O novo sistema de email do CEFET-MG vem com o recurso de verificação ortográfica habilitado por padrão. Assim, ao clicar em ‘Enviar’ pela primeira vez, o sistema verificará o texto digitado. Se nenhum erro for encontrado, a mensagem será enviada. Caso contrário, a palavras com erros ortográficos serão destacadas em vermelho. Clique sobre ‘Continuar Editando’, corrija os erros e clique em ‘Enviar’ novamente.

Caso o corretor marque alguma palavra que esteja correta, apenas clique em ‘Enviar’ novamente para enviar a mensagem e ignorar a correção.

A verificação ortográfica está disponível nas línguas Inglês americano e Português brasileiro, e pode ser acionada a qualquer momento clicando no botão ‘Verificar Ortografia’ na tela de composição de mensagens.

4.6. Como desabilitar a verificação ortográfica automática?

O novo sistema de e-mail do CEFET-MG vem com o recurso de verificação ortográfica habilitado por padrão. Caso queira desabilitar, acesse o serviço de e-mail. Clique sobre o menu de configurações, com a imagem de uma engrenagem. Em seguida, escolha as opções ‘Preferências’ > ‘Correio’. Será aberta a tela de opções do correio eletrônico. Na coluna ‘Escrever’ clique sobre a opção ‘Composição’. Desmarque então a opção ‘Verificar ortografia antes de enviar uma mensagem?’ para desabilitar a verificação automática e clique no botão ‘Gravar’ para salvar a opção.