MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Marcha pela Ciência tematiza pandemia e financiamento científico no Brasil

Sexta-feira, 24 de abril de 2020
O termo ciência tem ganhado grande destaque nos noticiários de todo o mundo durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e não poderia ser diferente: tratamentos e vacinas dependem de cientistas que se dedicam ao enfrentamento desse grave problema global. Para ampliar o debate sobre o assunto, respeitando as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), acontece no dia 7 de maio a Marcha pela Ciência, que, este ano, será on-line.

Realizada no Brasil pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a versão virtual da Marcha, este ano, tematiza os maiores desafios para a ciência nacional atualmente. A entidade, bem como associações parceiras em todo o Brasil, planeja para o dia debates sobre a pandemia e sobre o financiamento da ciência no país.

Na programação inicial, entre 10h30 e 12h, vai ao ar um painel sobre a pandemia da COVID-19 e, das 15h30 às 16h30, outro painel discute o financiamento da ciência no Brasil. Além de seminários on-line, serão promovidos dois “tuitaços” no dia, às 12h e às 18h, com as hashtags #paCTopelavida e #FiqueEmCasacomaCiência. Nos horários intermediários, as associações científicas regionais ficarão responsáveis por suas programações. A Marcha pela Ciência será realizada ao longo do dia 7 de maio e terá divulgação nos canais da SBPC no Facebook e no YouTube.

Marcha Digital pela Ciência em Minas Gerais 2020

Instituições mineiras, entre elas o CEFET-MG, organizam a agenda de atividades regionais previstas para a Marcha no Estado. Pautada em esforços por mais investimentos em ciência, educação e saúde, a Marcha Digital pela Ciência em Minas organizou um manifesto visando sensibilizar a população e autoridades políticas para a valorização das ciências. O documento destaca as perdas de quase R$25 bilhões em Ciência e Tecnologia nos últimos quatro anos após a aprovação da Emenda Constitucional 95 (em 2016), que restringiu investimentos e reduziu o orçamento da saúde, educação e ciência.

O manifesto, elaborado colaborativamente pelas 13 instituições parceiras do movimento no Estado, é apenas uma das ações para a Marcha. Para o dia 7 de maio, estão previstas diversas atividades, em formato de vídeo, nas redes sociais do evento (Twitter e Facebook) , todas abertas ao público. A programação oficial será divulgada em breve.

A Marcha Digital pela Ciência em Minas é organizada pelo CEFET-MG; Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Pensar Educação, Pensar o Brasil; Fundação Ezequiel Dias (Funed); Fundação Maurício Grabois; União Estadual dos Estudantes; União Nacional dos Estudantes; Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG); Associação de Pós-Graduandos da UFMG (APG UFMG); Sindicato dos Docentes do CEFET-MG (SindCEFET-MG); Instituto de Ciências Biológicas de Minas Gerais (ICB);  Periódicos de Minas; e Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Betim.

 

Redação – Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG