MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Ensino e tecnologias na pandemia são temas da versão on-line do Aula Aberta

Terça-feira, 28 de abril de 2020

“A pandemia tornou mais evidentes algumas coisas, como as disparidades de letramento digital (de todos e todas, professores e estudantes), as desigualdades de acesso tecnológico e a falta de formação para esses usos, que poderiam ser harmonicamente integrados, na normalidade”, essa é a percepção da professora Ana Elisa Ribeiro, criadora do Projeto de Extensão do CEFET-MG Aula Aberta que, em formato on-line, tem discutido ensino e tecnologias durante um período que vem desafiando os modelos tradicionais de educação no mundo.

Na quinta (30), a professora recebe em seu canal no Instagram @anadigital o professor do Centro de Educação da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) Clecio Bunzen para falar sobre “Português na pandemia – (web) currículo e ensino de língua”. A conversa acontece de 18h às 19h. Atualmente, o professor realiza pós-doutorado no Instituto de Educação e Psicologia Uminho (Portugal) e a ideia será refletir sobre o tema da aula a partir de aspectos comparativos entre países e situações culturais diversas.

No dia 6 de maio, a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Maria Luiza Cunha Lima, que está na Hankuk University of Foreign Studies (Coreia do Sul), será a convidada do projeto ainda nessa perspectiva comparativa entre ensino e tecnologias em diferentes contextos. Os detalhes desse encontro serão divulgados posteriormente na rede social do projeto.

Para a professora Ana Elisa, o momento atual é um convite para que os modelos tradicionais de ensino sejam repensados. “Assim como os livros, as canetas, os quadros, os laboratórios disto ou daquilo, as tecnologias digitais podem contribuir para o ensino e a aprendizagem de várias maneiras, com e sem pandemia. O problema é que esperamos para testar isso com pandemia e sem preparo algum, num susto histórico”, destaca.

O Aula Aberta, inclusive, está sendo repensado durante a crise epidemiológica. Concebido no formato presencial, o modelo on-line se mostrou satisfatório e deve ser integrado às ações futuras. No dia 23 de abril, a professora da UFMG Carla Coscarelli foi a convidada da iniciativa no canal @anadigital com o tema “Ensino de língua materna – surtos durante a pandemia”. Mais de 170 pessoas acompanharam a transmissão.

Redação – Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG