MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Evento digital sobre ciência reúne Instituições de todo o país na quinta (7)

Quinta-feira, 7 de maio de 2020

Nesta quinta (7), ciência e tecnologia se conectam com os brasileiros durante a Marcha Digital pela Ciência. Organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o evento reúne entidades de todo o país em torno de dois grandes temas: pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e Ciência e Tecnologia: sucessos e desafios. Em Minas, o CEFET-MG integra a programação regional com três ações e participação em palestra.

No Brasil

A Marcha pela Ciência é organizada anualmente. Em 2020, a atividade será exclusivamente on-line, em atendimento às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Pelo menos 14 estados brasileiros vão contar com ações em favor da ciência no dia 7, transmitidas pelas redes sociais. As programações regionais serão intercaladas por atos nacionais.

Dois painéis integram a Marcha nacional: às 10h30 vai ao ar “O enfrentamento da pandemia de COVID-19 no Brasil”, com participantes da Fiocruz, UFMG, Abrasco e SBVirologia. Às 15h, “A C&T no Brasil: sucessos e desafios” será discutida por representantes da Andifes, Fiocruz, ABC, Unicamp, ICTP.br, ASCON e ANPG.

Além dos seminários on-line, duas ondas de tuitaços no dia 7 são organizados, uma às 12h e outra às 18h. Os participantes da marcha podem interagir com a ação durante esses horários usando as hashtags #paCTopelavida e #FiqueEmCasacomaCiência. Às 18h30, a programação nacional é encerrada com um show de Eduardo Mortmer. A transmissão das atividades acontece nos canais da SBPC nacional no Youtube e no Facebook.

Em Minas Gerais

A Marcha Digital pela Ciência em Minas, organizada pela SBPC regional com apoio de diversas entidades científicas, instituições de ensino (entre elas o CEFET-MG), organizações estudantis e sindicais, prepara uma programação intensa para o dia 7 de maio.

Entre as atividades do dia, mesa sobre divulgação científica em tempos de pandemia, vídeos com iniciativas de enfrentamento ao vírus nas instituições, direitos humanos durante a crise provocada pelo COVID-19 e ciência no parlamento são apenas alguns dos destaques.

Segundo a coordenadora-geral de Divulgação Científica e Tecnológica do CEFET-MG, Sônia Oliveira, a Instituição participou ativamente do evento desde o início e terá destaque na programação. O professor da Coordenação de Ciências Leonardo Gabriel vai integrar o painel “Divulgação científica em tempos de pandemia” ao lado de pesquisadores da UFMG. Além disso, três vídeos foram preparados para o evento: as ações do CEFET-MG no enfrentamento à pandemia, jogral com servidores e alunos fazendo leitura do manifesto elaborado pelos organizadores da Marcha, além de pesquisas de destaque produzidas pela Instituição.

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do CEFET-MG, Conrado Rodrigues, acredita que um evento como esse é uma possibilidade para ampliação do conceito de ciência e também para a mobilização da sociedade em torno do assunto. “É um evento político em que buscamos mostrar que os vínculos entre os pesquisadores e as instituições de pesquisa e a sociedade são muitos. Como pesquisadores e parte de instituições que realizam pesquisa, precisamos nos engajar cada vez mais nos movimentos que buscam mostrar que não existe avanço em uma sociedade se não há conhecimento. A ciência é uma das mais importantes aliadas para o avanço do conhecimento”, finaliza.

A Marcha Digital pela Ciência em Minas será transmitida ao vivo nos perfis oficiais do evento no InstagramYoutubeTwitter e Facebook. O acesso é aberto a todos os interessados.

 

Mais

Em vídeo, Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do CEFET-MG, Conrado Rodrigues, fala sobre a Marcha pela Ciência

Professor Leonardo Gabriel, componente de painel durante a Marcha Digital pela Ciência em Minas, fala sobre “Ciência x Opinião: da banalização ao perigo” em vídeo para o evento

Secretaria de Política Estudantil (SPE) elabora vídeo sobre a Bolsa de Complementação Educacional (BCE), que incentiva jovens socialmente vulneráveis; trabalhos científicos frutos da iniciativa são apresentados

Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia do CEFET-MG (Gedai) destaca ações de pesquisa e extensão em vídeo para a Marcha Digital pela Ciência.

Redação – Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG