MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Minicurso propõe diálogos sobre a COVID-19; inscrições estão abertas

Terça-feira, 9 de junho de 2020

Estão abertas as inscrições para o minicurso “Diálogos sobre a COVID-19: uma abordagem transdisciplinar”, destinado aos estudantes de todos os cursos e séries da Educação Profissional e Tecnológica do CEFET-MG.
As aulas serão ministradas pelo YouTube às terças e quintas-feiras, a partir do dia 18 de junho. Os estudantes inscritos poderão interagir com perguntas e comentários ao vivo. Cada aula será acompanhada de uma atividade avaliativa.

A capacitação tem como objetivo abordar a pandemia da COVID-19 de modo científico e em linguagem acessível, já que, além da complexidade do tema, o enfrentamento à pandemia tem sido dificultado pela negação da ciência e pela desinformação causada pela propagação de fake news na internet. O minicurso integra as ações do edital de proposição de projetos de ensino durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

A carga horária é de 20 horas, sendo 11 horas de aulas ao vivo e nove horas de atividades extraclasse. O curso é coordenado pelo professor de Física Leonardo Gabriel Diniz, com a participação dos professores Carlos Henrique Zacchi (Química), Christiano de Rezende Sena (Matemática), Fabiana da Conceição Tiago (Biologia), Leandro Braga de Andrade (História), Luiz Antônio Ribeiro (Literatura), Romerito Valeriano da Silva (Geografia) e Sidney Maia Araújo (Física).

As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico até o dia 17 de junho. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail dialogoscovid19@gmail.com.

Cronograma das aulas
• 18/06 – Biologia
COVID -19. Qual a sua origem? Natureza ou laboratório? Características básicas, mutação, transmissão e infecção

• 23/06 – Química
O papel da química na prevenção e no combate à COVID-19. A química da interação entre o sabão, o álcool gel e o vírus. O que temos de medicamentos?

• 25/06 – História
História das pandemias modernas: Estado e ciência no combate às doenças

• 25/06 – Matemática
A matemática por trás da curva da COVID-19. Como comportamento exponencial da curva deixa a situação ainda mais grave

• 02/07 – Geografia
Análise da dispersão da pandemia segundo a Geografia

• 07/07 – Física
Compreendendo os modelos científicos. O modelo SIR (suscetíveis, infectados e removidos) aplicados à COVID-19

• 09/07 – Literatura
Considerações sobre a cloroquina e o emplasto de Brás Cubas

• 28/07 – Aula transdisciplinar

• 30/07 – Aula transdisciplinar

• 04/08 – Aula transdisciplinar

• 06/08 – Aula transdisciplinar

 

Redação – Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG