MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Projeto busca ouvir narrativas de isolamento de idosos e pessoas com câncer

Quinta-feira, 18 de junho de 2020

A arte literária permite que o sujeito, como Antonio Candido afirma, entre em contato com a essência humana e amplie possibilidades e significações. É através dessa expressão que o projeto de extensão “Narrativas de quarentena” pretende divulgar histórias de pessoas que viviam em situação de isolamento social antes mesmo da pandemia do novo coronavírus: idosos e pessoas em tratamento contra o câncer.

A iniciativa, de autoria das professoras Cristiane Côrtes (campus Nepomuceno) e Edilaine Toledo (campus Varginha), reúne quase 20 pessoas, entre alunos de cursos técnicos e graduação dos dois campi do CEFET-MG, servidores, associações, escolas e lar de idosos. O projeto se vincula a duas áreas específicas: educação de qualidade e saúde. Basicamente, pela oralidade, o grupo busca coletar depoimentos sobre situações de isolamento e histórias que idosos queiram contar usando redes sociais para que eles sejam ouvidos.

Escuta cuidadosa

Para dar visibilidade e, ao mesmo tempo, preservar a saúde das pessoas que são do grupo de risco, os membros do projeto contam com parceiros externos que já atuam diretamente com elas. No Lar das Samaritanas, casa de acolhimento de idosos em Nepomuceno, uma enfermeira vai coletar os depoimentos de “sujeitos que já viviam em situação de isolamento antes mesmo da pandemia”, explicam as coordenadoras. Pacientes do centro de apoio ao tratamento de câncer (Associação Vida Viva), em Varginha, serão ouvidos pela assistente social e relações públicas da casa. O grupo Voluntários do Amor vai auxiliar na coleta de depoimentos de pessoas à espera de tratamento.

Integrantes da sociedade e de comunidades escolares, que também vivenciam o isolamento social em função do novo coronavírus, também terão espaço de escuta. Famílias ligadas à produção de café (maior atividade econômica da região), trabalhadores e crianças serão ouvidos por uma equipe de apoio externa, formada pelo diretor da Escola Estadual Licas de Lima (Nepomuceno). Uma professora do IFSULDEMINAS – Três Corações também fará uma divulgação entre os estudantes para coleta de depoimentos. Além disso, toda a equipe do projeto vai partilhar histórias sobre isolamento social e trabalho remoto, com suporte de uma psicanalista voluntária, detalham as professoras Cristiane e Edilaine.

“O objetivo principal é poder refletir sobre a questão do isolamento do ponto de vista literal e metafórico, conectando pessoas que já viviam a situação de isolamento social com o restante da sociedade”, esclarecem.

Conexões pela linguagem

O projeto está estruturado para atuação em três frentes: criação de podcasts com depoimentos, vídeos com performances e poemas de divulgação, divididas entre os 20 integrantes. Até agosto, o material deve estar finalizado e disponível nas redes sociais do grupo (Instagram e Facebook), que já estão sendo alimentadas.

“Para além dos trabalhos com linguagem, como elaboração de roteiros e contato com diversos gêneros textuais, como entrevista, poemas, performances e depoimentos, e da formação relativa à produção e veiculação de mídias de nossos discentes, a educação pelo exercício da cidadania é, sem dúvida, o maior ganho que eles podem obter com o projeto”, detalham as coordenadoras.

Por fim, o grupo pretende usar a linguagem como ferramenta de contato social, especialmente com os mais vulneráveis, em um momento em que as pessoas estão distantes. “Pretendemos contribuir para atenuar as emoções negativas provenientes da condição de isolamento social a que fomos submetidos durante a pandemia, conectando identidades, para que possamos refletir sobre a importância de estarmos sensíveis às diversas realidades sociais existentes, sobretudo aos grupos de vulneráveis que estão em foco no projeto, ampliando-lhes a visibilidade de suas rotinas e contribuindo com a divulgação para a sociedade local e regional  do importante trabalho que realizam, para que obtenham mais doações e maior respaldo social”, finalizam.

Mais

Siga o Instagram e o Facebook do projeto “Narrativas de quarentena” e mantenha-se atualizado sobre as ações do grupo

Conheça todas as iniciativas do CEFET-MG de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus

 

Redação – Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG