MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Projetos de ensino lançam mão da Filosofia em tempos de isolamento social

Terça-feira, 23 de junho de 2020

Segundo a filósofa Marilena Chaui, no livro “Convite à Filosofia”, “a filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes”; por meio dela abandona-se a ingenuidade, deixa-se a submissão e busca-se compreender o mundo. Em tempos de coronavírus e, consequentemente, de isolamento social, nada mais necessário que entender o que todo o mundo está vivendo.

No CEFET-MG, mesmo com as atividades presenciais suspensas, docentes da Instituição propuseram projetos de ensino que buscam refletir, por meio da Filosofia, temas que perpassam o cotidiano atual. As iniciativas foram aprovadas pelo Edital 132/2020 das Diretorias Especializadas de Ensino.

Subjetividade em tempos de pandemia: possibilidades de ressignificação do sujeito social

Informações: atividade didático-pedagógica interdisciplinar composta por encontros virtuais com o propósito de debater temas relacionados às transformações provocadas pela pandemia da COVID-19. A ideia é criar um espaço de reflexão sobre o posicionamento do sujeito social, englobando aspectos sociais, econômicos e políticos, abordando sua experiência subjetiva e as possibilidades de novos significados que remetem a um possível “novo normal”. Como ponto de partida para as reflexões, serão utilizados filmes e recortes literários que remetem às temáticas propostas.

Público-Alvo: alunos dos 3º anos do ensino médio do CEFET-MG

Inscrições: de 16 a 23 de junho pelo e-mail subjetividade2020@gmail.com

Período de realização: durante os meses de junho e julho com encontros virtuais semanais, às quartas-feiras, das 16h às 18h.

Plataforma: Google Meet

Coordenadora: Roseane de Aguiar Lisboa Narciso

Demais participantes: profa. Paula Renata e prof. Luiz Cláudio