MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

SRI oferta curso gratuito de francês e oportunidade para realização de pesquisa

Quinta-feira, 20 de agosto de 2020

A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) do CEFET-MG, em parceria com a Embaixada da França no Brasil, está oferecendo oportunidades no programa Francês para Mobilidade Estudantil (FRANMOBE): um curso gratuito do idioma e a possibilidade de realização de pesquisa científica. As inscrições para as duas seleções estão abertas e se encerram no dia 28 de agosto, às 10h.

O curso de francês é voltado aos estudantes de qualquer graduação, de todos os campi, interessados em mobilidade acadêmica em universidades francesas ou francófonas, mas que não tenham nenhuma proficiência na língua. No total, 25 vagas estão sendo ofertadas.

A segunda oportunidade é direcionada aos estudantes do curso de Letras – Tecnologias de Edição – (matriculados no máximo até o 3º período) e aos discentes do 1º período do Programa Especial de Formação de Docentes interessados em desenvolver pesquisas científicas sobre o ensino de línguas estrangeiras.

Para o curso de francês, é necessário preencher um formulário disponível no Google Forms e para a realização de pesquisa é preciso enviar uma carta de intenções ao endereço eletrônico sri.mobilidadediscente@gmail.com até a data limite do período de inscrições.

Os inscritos para o curso de francês serão selecionados por sorteio, respeitando o número de vagas por campus. Já para realização de pesquisa científica, um estudante será contemplado por meio da avaliação da carta de intenções. O resultado final das duas seleções será divulgado no dia 3 de setembro.

Sobre as oportunidades

O curso de francês terá a duração de quatro semestres, iniciando no dia 8 de setembro. As aulas serão virtuais e irão ocorrer às terças e sextas-feiras, das 17h30 às 19h30. A capacitação busca otimizar as chances de inserção bem-sucedida de estudantes brasileiros no ambiente acadêmico e cotidiano dos países de língua francesa.

O aluno selecionado para o desenvolvimento de pesquisa científica terá a oportunidade de observar a prática docente, a interação entre os alunos, acompanhar a elaboração do material didático, entre outros aspectos.

FRANMOBE

O Programa foi instituído pela Embaixada da França no Brasil, por meio do Serviço de Cooperação Educacional e Linguística, com o apoio da Agência Universitária da Francofonia (AUF) e do Programa Idioma Sem Fronteiras (IsF).

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET- MG