MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEFET-MG realiza Dia Internacional com atividades em diferentes idiomas

Quarta-feira, 16 de setembro de 2020

A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) promoverá, nos dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro, o evento para marcar o “International Day” do CEFET-MG, na modalidade on-line. Inicialmente aprovado pelo Conselho Diretor para acontecer somente no dia 30 de setembro, o evento contou com tantas programações de interesse da comunidade acadêmica, que será apresentado em formato expandido, três dias. A ideia é proporcionar para a comunidade acadêmica atividades de contato e prática de diferentes idiomas.

O evento busca divulgar ações internacionais, discussão e reflexão sobre o contexto atual da internacionalização. Serão realizadas palestras, bate-papos e divulgados vídeos sobre mobilidades de professores e estudantes, oferta de atividades e disciplinas em outros idiomas, oportunidades de estágios e experiência de trabalho.

A abertura acontecerá no dia 30 de setembro, das 10h30 às 11h, e contará com a participação do diretor-geral do CEFET-MG, professor Flávio Santos; da vice-diretora, professora Celeste Costa, e da secretária da SRI, professora Cristina Carvalho. Nesse dia, serão realizadas três lives. A primeira, das 11h às 12h, sobre a Importância do inglês como meio de instrução para a internacionalização “The importance of English as a Medium of Instruction (EMI) for internationalization”, com a professora Dawn Bikowski, formadora de professores para o ensino de línguas e educação global.

A segunda live será a mesa-redonda “Difundindo a francofonia: uma experiência de sucesso entre a Embaixada da França e o CEFET-MG”, com Adriana Davanture, do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro; Nina Layotte, leitora de francês do CEFET-MG; e Philippe Makany, da Embaixada da França. A terceira live será a palestra “Internacionalização na Educação prepara o CEFET-MG para novos desafios”, ministrada pela professora e pesquisadora Luciane Stallivieri, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Nos dias 1° e 2 de outubro, as transmissões das mesas-redondas serão gravadas e terão os temas “Mobilidade na Alemanha: experiências e desafios”, “Potencialidades de mobilidade internacional com países de língua espanhola”, “Português como Língua Estrangeira: foco na interculturalidade” e “Estágios internacionais: experiências, desafios e possibilidades”.

Em breve, será divulgada a programação completa do evento.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG