MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Engenharia Civil campus Varginha é nota máxima em três indicadores do MEC

Terça-feira, 27 de outubro de 2020

O desempenho dos estudantes (Enade), a evolução dos conhecimentos durante o curso (IDD) e a qualidade física e pedagógica (Reconhecimento de Curso) da graduação em Engenharia Civil no campus Varginha foram contemplados com nota máxima (5) do Ministério da Educação (MEC). O curso é o único na Instituição a atingir a excelência nos três índices.

O resultado é fruto de ações articuladas entre professores, demais servidores e alunos, destaca a coordenadora, professora Luciana Alvarenga. “Desde o início do curso, em 2015, há assessoria e acompanhamento pedagógico efetivo a coordenadores, professores e estudantes, realizado tanto por meio de atendimentos individuais, quanto por ações coletivas, que visam a integração do estudante ao curso, o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem adequadas às exigências do Ensino Superior, bem como a promoção de momentos de convivência entre estudantes calouros, veteranos e servidores.”

Além da integração, Luciana também atribui o sucesso nos indicadores à boa infraestrutura, ao envolvimento dos estudantes em projetos de pesquisa e extensão, à qualificação docente (maioria doutores com produção científica relevante) e à característica particular do CEFET-MG, que consegue integrar ensino médio técnico à graduação. “Parte dos nossos estudantes da Engenharia Civil também foram estudantes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio aqui em nosso campus, com a oportunidade de articular com sucesso a Educação Básica e o Ensino Superior”, finaliza.

O ótimo resultado reflete, também, a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelo CEFET-MG, todos com “excelentes indicadores junto ao MEC”, destaca a diretora de Graduação, professora Danielle Marra. “A Instituição já é nota cinco nas últimas avaliações, in loco, que ocorreram em 2019. Todos os cursos receberam nota 4 ou 5. Agora, tivemos acesso aos índices referentes ao Enade e ao IDD, e a maioria dos cursos também alcançou nota 4 ou 5. Destaco, de forma especial, o curso de Engenharia Civil de Varginha, que obteve nota 5 nos três indicadores citados, ou seja, excelência indiscutível”, finaliza.

Entenda os indicadores

Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes):  avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado): é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem. Ou, dizendo de forma mais simples, mede a evolução do aluno ao longo do curso, pois faz a diferença entre “como o aluno entrou e como está saindo da instituição”.

Reconhecimento de Curso: é o resultado de uma avaliação in loco, feita por uma comissão externa à Instituição e que avalia inúmeros parâmetros, como infraestrutura, Projeto Pedagógico de Curso, corpo docente etc.

Mais

O curso de Engenharia Civil do campus Varginha está com inscrições abertas para novos alunos até o dia 31 de outubro. Conheça-o e se inscreva.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo / SECOM- CEFET-MG