MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Alunos em situação de vulnerabilidade receberão chips com pacote de dados

Segunda-feira, 21 de junho de 2021

1.830 estudantes do CEFET-MG serão beneficiados com chips para celular com pacote de dados para acesso à internet. A iniciativa partiu da adesão do CEFET-MG ao projeto Alunos Conectados do Ministério da Educação (MEC) e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O projeto tem como objetivo o fornecimento, por meio de operadoras de Serviço Móvel Pessoal (SMP), disponibilização e monitoramento de pacote de dados para alunos das instituições de ensino em condição de vulnerabilidade socioeconômica, para desenvolvimento de suas atividades acadêmicas fora do campus de sua instituição. Os chips contam com pacote de dados de 20 GB ou 40 GB, a depender da operadora que faz cobertura do campus.

No CEFET-MG, serão atendidos prioritariamente os estudantes beneficiários dos programas de bolsas de assistência estudantil, com renda mensal familiar per capita de até um salário mínimo. Para participar do Projeto, é necessária a assinatura do Termo de Compromisso pelo bolsista e ser frequente às atividades acadêmicas, assim como já é feito nos demais programas de assistência estudantil.

Os estudantes aptos a receber o chip serão contactados por e-mail, de 28 de junho a 2 de julho, com as orientações sobre o local, data, horário e os protocolos necessários à retirada.

O projeto Alunos Conectados do MEC/RNP integra os esforços do CEFET-MG para garantir o direito à permanência e à continuidade nos estudos no contexto do Ensino Remoto Emergencial. Segundo a Diretoria de Desenvolvimento Estudantil, além do programa, a instituição vem se empenhando para realizar a inclusão digital dos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica do ensino técnico de nível e da graduação por meio de bolsas e auxílios, utilizando para isso recursos próprios e do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Há, ainda, esforços coordenados dos campi para acautelamento de máquinas e dos programas de pós-graduação na busca por subsídios para esse fim.

Diretoria de Desenvolvimento Estudantil,
com edição da Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG