MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Chamada financia pesquisas em todas as áreas do conhecimento

Sexta-feira, 3 de setembro de 2021

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), divulgou chamada pública universal no valor de R$250 milhões. O recurso vai abranger todo o sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do país ao financiar pesquisas básicas em todas as áreas de conhecimento.

O presidente do CNPq, professor Evaldo Vilela, destacou a relevância da chamada para os estudos desenvolvidos no país. “Ter essa capacidade de apoiar projetos em todas áreas de conhecimento é o grande diferencial que faz dela, historicamente, uma das ações de destaque do CNPq”, declara.

A chamada possui duas categorias de financiamento. A primeira é para grupos emergentes, que são equipes de pesquisa que possuam, no mínimo, três doutores, sendo um deles o coordenador do projeto. A segunda é para grupos consolidados, que são os grupos de pesquisa que possuam, dentre seus membros, no mínimo, cinco doutores, de ao menos duas instituições distintas, sendo um deles o coordenador do projeto.

Acesse a Chama Pública Universal nº 18/2021 no site do CNPq.

MCTI, com edição da Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG