MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

EVENTO DO CEFET, EM VARGINHA, REMEMORA OS 100 ANOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922

Quinta-feira, 24 de novembro de 2022

No dia 12 de novembro, com início às 8 horas e 30 minutos, dezenas de alunos subiram ao palco do auditório do CEFET Varginha para celebrarem os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. Foram mais de 3 horas de apresentações nas modalidades: coro experimental e percussão, grupos musicais vocais e instrumentais, declamações, danças e performances cênicas. Para esse espetáculo, os alunos foram divididos, anteriormente, em equipes de produção, divulgação interna e trabalhos plásticos, além das performances específicas.

O projeto foi idealizado e desenvolvido pela Área de Linguagens da instituição, que conta a participação das professoras Érika Kress, Lenise Tavares e Edilaine Toledo. A direção geral do espetáculo ficou sob a batuta da professora de Artes Maristela Rocha, que acompanhou todo o processo: do roteiro à pré e pós-produção. Além disso, regeu o coro experimental montado para o evento, que interpretou o quarto movimento das Bachianas número 2, de Heitor Villa-Lobos, a Tocata intitulada O Trenzinho do Caipira, com letra do poeta maranhense Ferreira Gullar.

A banda Ironia, formada por professores do CEFET, campus Varginha, fez a abertura do evento e o coordenador e professor Wagner Marinho da Silva participou também de outras performances musicais com os discentes. A manhã letiva propiciou, então, ao público, informações variadas sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, bem como sobre aspectos relevantes das obras do programa: para isso foram selecionados os apresentadores Julia Correa e Luis Felipe Martins. A participação dos professores Carlos Rocha e Hércules Alves também contribuiu para o enriquecimento teórico do sarau temático.

         “Foi uma oportunidade primorosa e inesquecível! Jamais esqueceremos tanto aprendizado técnico, cultural e emocional!”, explicou a discente Julia Correa. Segundo o aluno Luis Felipe Martins, “foi uma alegria poder participar desta riquíssima experiência: cultural, artística e de trabalho com grandes equipes. Levaremos este aprendizado, esta disciplina para as mais variadas experiências de nossas vidas”. Devido ao grande interesse por parte de pais dos discentes em conhecer esta proposta inovadora na instituição, é possível que este projeto se transforme em extensão universitária.

Coro experimental e grupo de percussão interpretaram O Trenzinho do Caipira e homenagearam os professores e colaboradores com a música Trem das Onze, de Adoniran Barbosa, com participação do flautista: Davi Bertoli.

Exposição de trabalhos. Técnicas variadas, como  Colagem e Assemblage.   Foto: Igor Lopes Araujo Silva                                                   

   Declamação: Poética, de Manuel Bandeira.

    Foto: Foto: Luís Otávio Evangelista Ferreira         

Grupo de performance cênica, A Mulher Célebre, de Machado de Assis

Foto: Igor Lopes Araujo Silva

Performance dança – Remix com gêneros musicais do tempo da Semana de Arte Moderna de 1922.

Foto: Igor Lopes Araujo Silva

Performance cênica, Imitose, e interação com a plateia

Foto: Luís Otávio Evangelista Ferreira

Paranoia ou mistificação: Diálogo entre a pintora Anita Malfatti e o escritor Monteiro Lobato. Foto: Igor Lopes Araujo

Responsável pela notícia: Maristela Rocha