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CEFET-MG

CEFET-MG obtém melhor resultado da Rede Federal em avaliação do MEC

Terça-feira, 4 de abril de 2023

Dentre as 111 Instituições de Ensino Superior federais do país, incluindo universidades e institutos, a Instituição figurou na 33ª posição

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, na última terça-feira (28), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) referentes a 2021 de 2.130 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do país. Dentre as 40 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o CEFET-MG ficou em primeiro lugar. Já em relação às 17 IES públicas federais mineiras, o CEFET-MG ficou na 8ª posição. Em âmbito nacional, considerando 111 IES federais (universidades e institutos), o CEFET-MG ficou em 33º lugar.

Para a diretora de Graduação do CEFET-MG, professora Danielle Marra, tal resultado, mais uma vez, “demonstra o nível de excelência e a qualidade do ensino de nossa Instituição”. Os cinco cursos de graduação do CEFET-MG mais bem avaliados foram Engenharia Civil (campus Varginha), com nota 4,27 (numa escala até 5); Administração (Nova Gameleira-BH), 3,65; Engenharia Elétrica (Nepomuceno), 3,54; Engenharia de Computação (Nova Gameleira-BH), 3,41; e Engenharia Elétrica (Nova Gameleira-BH), 3,37.

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) são dois dos quatro Indicadores de Qualidade da Educação Superior que fazem parte do ciclo de resultados calculados a partir do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Entenda indicadores

O Conceito Enade é um indicador de qualidade calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação no Enade. O indicador é resultante da média ponderada da nota padronizada dos concluintes na prova de Formação Geral e na de Conhecimento Específico.

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que agrega diferentes variáveis: resultados da avaliação de desempenho de estudantes, ou seja, o Conceito Enade; titulação e regime de trabalho do corpo docente; percepções dos estudantes sobre a organização didático-pedagógica, infraestrutura e as oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) considera a média do CPC dos cursos avaliados da instituição, no triênio de referência, ponderada pelo número de matrículas, além da média dos conceitos da avaliação trienal da Capes dos programas de pós-graduação stricto sensu, ponderada pelo número de matrículas.

Inep e Diretoria de Graduação, com edição da Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG